Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Marinha e Comissão Nacional de Energia Nuclear assinam Protocolo de Intenções Mútuas

Fonte: Defesa

A Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ), Organização Militar diretamente subordinada à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) assinaram nesta quarta-feira, 12 de dezembro de 2018, um Protocolo de Intenções Mútuas visando ações conjuntas na área de segurança nuclear. O ato foi realizado nas instalações da AgNSNQ, no Rio de Janeiro-RJ.

O propósito do protocolo, é a articulação de esforços, a formação de parcerias estratégicas e a definição de diretrizes em comum, de forma a contribuir para o processo de licenciamento de instalações e meios navais com planta de propulsão nuclear, da Marinha do Brasil, bem como para a implementação de ações que assegurem a regulação necessária.

Esse acordo abrange a transferência de conhecimento, com a capacitação de técnicos e especialistas da Marinha do Brasil e da Comissão Nacional de Energia Nuclear, a elaboração de normas regulatórias, o aproveitamento de códigos computacionais da área nuclear, racionalizando os recursos disponíveis no País.

Na ocasião, além do Diretor da AgNSNQ e do Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, estavam presentes o Assessor de Articulações Institucionais, Chefes de Departamento da Agência e Assessora Jurídica da DGDNTM, bem como o Coordenador-Geral de Planejamento e Avaliação (CGPA), o Diretor-Substituto de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), e o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Fonte: Marinha do Brasil

Eventos