Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Seminário sobre Cooperação nuclear Brasil-Argentina ocorreu em Buenos Aires

Fonte: Defesa.TV

Foi realizado, no dia 7/11, nas dependências da embaixada do Brasil em Buenos Aires, o seminário "Oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e argentinas do setor nuclear”. O evento foi organizado conjuntamente pela Embaixada do Brasil, pelo Ministério de Relações Exteriores e Culto da República Argentina e pela Subsecretaria de Energia Nuclear, subordinada à Secretaria de Energia argentina.

O seminário contou com a presença de autoridades brasileiras, entre as quais o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, e o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Sérgio Danese; e argentinas, como o subsecretário de Política Exterior da chancelaria, embaixador Gustavo Zlauvinen, e o subsecretário para Energia Nuclear, Julián Gadano.

Compareceram ao evento cerca de 90 pessoas, incluindo representantes de alto nível de todas as principais empresas e entidades do setor nuclear de ambos os países, além da secretária-adjunta da ABACC, Elena Maceiras.

O seminário representou oportunidade para revisar o relacionamento bilateral na área nuclear e identificar novas oportunidades de negócios entre as empresas do setor. Ambas as partes concordaram sobre a importância do aprofundamento da integração entre as cadeias produtivas brasileira e argentina, com vistas a assegurar ganhos de competitividade que permitam o desenvolvimento continuado deste setor estratégico.

A delegação brasileira foi convidada, ainda, a conhecer as instalações do Centro Atômico de Ezeiza, onde a Argentina desenvolve o projeto do reator multipropósito RA-10, que, uma vez concluido, deverá ser capaz de abastecer o mercado regional de radioisótopos de usos medicinais, em conjunto com o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Eventos