Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Diretor-geral da Aneel diz que governo deve encontrar solução para concluir obras de Angra 3

Obras da usina nuclear estão paradas desde 2015. Eletrobras, controladora da empresa responsável pela obra, defende um reajuste na tarifa para viabilizar conclusão da usina.

Fonte: G1
  

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou nesta terça-feira (9) que a obra da Usina Nuclear de Angra 3 precisa ser concluída e que o governo deve encontrar a melhor solução financeira para a finalizar o projeto.

Angra 3 está parada desde 2015, mas 63% do empreendimento já foram concluídos. As obras foram interrompidas por falta de recursos, em meio a acusações de superfaturamento e denúncias de corrupção contra empresas contratadas para a montagem da usina.

"A gente já passou da discussão se Angra é viável ou inviável. No estágio em que temos o ativo lá acho que o poder público e a regulação precisam achar uma equação financeira para viabilizar Angra”, disse.

A Eletrobras, controladora da Eletronuclear, responsável pela obra, defende um reajuste na tarifa da energia da usina. Para o presidente da estatal Wilson Ferreira Junior, a atual tarifa inviabiliza a conclusão da obra, já que não permite que a empresa consiga financiamentos.

O assunto será discutido nesta terça-feira na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Hoje, a usina tem uma tarifa de energia de cerca de R$ 240 por megawatts-hora (MWh). A Eletrobras quer a aprovação de um reajuste tarifário. Se o governo usasse os parâmetros internacionais para definir o preço da tarifa, ela poderia chegar a R$ 500/MWh.

Eventos