Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Organismos reguladores de atividades nucleares se reúnem no Brasil

Fórum Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos contou com a participação de dez países no encontro realizado em Brasília.

Fonte: MCTIC

Criado em 1997 para promover o alto nível de segurança em todas as práticas e atividades que envolvam fontes de radiação ionizante e materiais nucleares, o Fórum Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares realiza nestaquinta(5) esexta-feira (6) sua 23ª reunião em Brasília com a participação de representantes dedezpaíses: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) é a atual presidente do Fórum, posição assumida em7 de julhode 2017. Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, Alexandre Gromann, representou o presidente do Fórum, Paulo Roberto Pertusi, no encontro.

"O Fórum é de carátertécnico, reúne dez países e tem como objetivo congregar todo conhecimento técnico na área de segurança nuclear. Outra função é dar mais visibilidade e transparência ao que está sendo feito pelos países participantes”, explicou Gromann.

Ele destacou ainda a colaboração com a Agência Internacional de Energia Atômica. "O Fórum gera documentos técnicos, que, na maioria das vezes, também são aprovados pela Agência Internacional de Energia Atômica. Eles têm um representante que participa das reuniões e faz o acompanhamento das atividades.”

No primeiro dia de reunião, foi aprovado o plano de ação para os próximos dois anos. Nestasexta-feira, será realizada a cerimônia de transmissão da presidência do Fórum para o Chile.

Eventos