Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Presidente da Eletronuclear participa de seminário sobre a não proliferação de armas nucleares

Fonte: Eletronuclear

O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, participará do seminário "50 anos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares: Impasses e Perspectivas”. O evento, promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, será realizado nesta terça-feira (6), das 8h30 às 16h30, em São Paulo. Leonam fará palestra, às 11h50, sobre autonomia e cooperação internacional na área nuclear, tema que será abordado por vários palestrantes.

Em vigor desde 1970, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) foi assinado por 189 países, incluindo algumas das nações que possuem armas nucleares, como Estados Unidos, Rússia, França, China e Reino Unido. O Brasil também é signatário.

O TNP tem como objetivos impedir a produção e a proliferação de material nuclear para fins bélicos e promover a erradicação das armas nucleares. Segundo o tratado, os países que têm esse tipo de armamento se comprometem a não transferi-lo aos que não o detém. Já os países que não possuem armas nucleares se comprometem a não produzi-las ou adquiri-las.


Eventos