Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Ipen interrompe fornecimento substância usada em exames - Rádio Nacional de Brasília

Flúor é um radioisótopo utilizado como matéria prima em exames que diagnosticam câncer, linfomas, doenças cardiovasculares

Fonte: Rádio Nacional de Brasília - Revista Brasil

Devido à paralisação dos funcionários do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), foi interrompido no Brasil o fornecimento da substância conhecida como "Fluor-18”, um radioisótopo utilizado como matéria-prima em exames que diagnosticam câncer, linfomas, doenças cardiovasculares, entre outros.

Em entrevista ao Revista Brasil, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) e médico nuclear, Cláudio Tinoco, esclarece o que é medicina nuclear e explica que o acesso ao Fluor-18 é essencial nos diagnósticos de cânceres.

Cláudio Tinoco informa que principal fornecedor desses isótopos no Brasil é o IPEN,um órgão federal, ligado a Comissão Nacional de Energia Nuclear, e que devido as crises econômicas e as várias greves que os servidores do IPEN têm realizado, a falta de fornecimento da matéria prima é muito preocupante.

"A cada ano são realizados de 1 milhão e meio a 2 milhões de procedimentos de medicina nuclear no Brasil. Os exames são essenciais para detectar diversas doenças, entre elas, cânceres, doenças cardiovasculares, cintilografia óssea, cardíacas, cerebrais, renais, o pet scan e vários outros”, acrescenta.

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

Eventos