Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares comemora 59 anos de fundação

Fonte: Blog da USP

No dia 28 de agosto, às 14h, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realiza uma sessão solene para comemorar os seus 59 anos, com a outorga de título de pesquisador emérito e a entrega 2º Prêmio Ipen de Inovação Tecnológica.

O título de pesquisador emérito do Ipen-2015 será entregue ao professor Francisco Ambrózio Filho. O professor possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela USP. Ele foi professor do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e colaborador da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em processamento por técnicas de Metalurgia de Pó e Técnicas de caracterização de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de metais e ligas por técnicas de metalurgia do pó, sinterização de ligas metálicas e sua caracterização.

O evento faz arte da Semana de Ciência e Tecnologia do Ipen, que acontece de 24 a 28 de agosto, com a realização de atividades culturais e de divulgação científica.

O Instituto é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal. A autarquia está localizado dentro da Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira” (Cuaso), no Butantã, ocupando uma área de 500 mil metros quadrados.

O Ipen tem uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear, entre elas nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria. Os resultados desta atuação vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender os benefícios da energia nuclear à segmentos maiores de nossa população.

Mais informações sobre a sessão solene pelo telefone: (11) 3133-9100 / 8889

Eventos