Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Curso de Química da UEMS/Naviraí desenvolve ações do 1º Ciclo Acadêmico de Química

As ações começaram a ser desenvolvidas em abril de 2023 e tem promovido experiências diferentes aos acadêmicos da graduação

Fonte: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

O curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Naviraí, deu início em 2023 a uma série de atividades que fazem parte do1º Ciclo Acadêmico de Química. A coordenação do curso e do projeto explica que as atividades do 1º Ciclo Acadêmico de Química substituirão a tradicional semana acadêmica, que concentrava atividades em uma única semana. A ideia é que todos os meses, os alunos da graduação vivenciem uma ação diferente de aula.

O 1º Ciclo Acadêmico de Química prevê palestras presenciais e virtuais, oficinas, apresentações, visitas técnicas, confraternizações entre outras experiências de ensino, pesquisa, cultura e/ou extensão que enriquecem e complementam o conhecimento, além de promover o sentimento de pertencimento e integração à comunidade UEMS.

O projeto ainda espera que com as ações realizadas ao longo de 2023 sejam restaurados vínculos da comunidade acadêmica, que eventualmente, foram perdidos durante o período de afastamento social causado pela pandemia.

Conheça mais sobre o curso de Química da UEMS/Naviraí em www.uems.br/cursos/graduacao/quimica-licenciatura-navirai.

1º Ciclo Acadêmico de Química - ABRIL 2023

Um dia na UEMS

Como parte das ações do 1º Ciclo Acadêmico de Química foi realizada em abril de 2023 a atividade "Um dia na UEMS”, na qual o curso recebeu alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA). Os acadêmicos foram responsáveis por apresentar o curso e as atribuições de um profissional de química. Alunos da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon foram até a UEMS/Naviraí, visitaram as instalações, acompanharam experimentos e conheceram o curso de Química.

Os acadêmicos conduziram uma série de experimentos no laboratório e explicaram as atividades. A ação foi coordenada pelo prof. Dr. Wagner de Oliveira Valença e executada pelos acadêmicos do 2º. Ano de Química, dentro das atividades da disciplina de Química Geral Experimental.

Recepção e Integração Acadêmicos

Também no mês de abril, os acadêmicos do 3º ano da Graduação organizaram uma confraternização para a recepcionar os calouros do curso e integrá-los à comunidade acadêmica. O evento contou com a participação de alunos e professores do curso de Química. Além de confraternizar, os calouros também foram informados sobre as atividades do curso, projetos, bolsas e ações desenvolvidas pela UEMS.

1º Ciclo Acadêmico de Química - MAIO 2023

Competição de Foguetes de Garrafa PET

Na primeira ação do mês de maio, o 1º Ciclo Acadêmico de Química realizou uma competição com protótipos de foguetes de garrafas PET. A atividade envolveu acadêmicos de todos os anos e foi coordenada pelas professoras Dra. Daniela Cristina Manfroi Rodrigues e Dra. Tarsila Marília de Oliveira. A competição foi realizada em uma área aberta cedida pela Incorporadora São Bento.

A Competição de Foguetes de Garrafa PET foi cadastrada na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A atividade consta no plano de ensino das disciplinas de Física 1 e Físico Química 1, sendo caracterizada por uma "metodologia ativa de ensino”, transformando os alunos de meros espectadores em solucionadores de problemas reais, aplicando os conceitos teóricos aprendidos em sala.

O evento teve a participação de 13 equipes dos cursos de Química e Engenharia de Alimentos, e contou com a participação da comunidade local que assistiram os lançamentos dos foguetes de garrafa PET e questionaram os acadêmicos sobre curiosidades e os processos envolvidos na atividade. Confira a classificação final:

  • 1º. Lugar Equipe Missão Orbital, com o foguete atingindo 200 metros, com os acadêmicos do terceiro ano de Química Paulo, Fernando e Andreir.
  • 2º. Lugar Equipe Tekoha, com o foguete atingindo 130 metros, com as acadêmicas do primeiro ano de química Natiely, Angescleia e Meria.
  • 3º. Lugar Equipe Icarus, com o foguete atingindo 100 metros, com os acadêmicos do primeiro ano de Química, Luis Henrique, Gabriel Fonseca e Gabriel Soares.

Ao final da competição, os acadêmicos e professores participaram de uma confraternização organizada pelos alunos do 4º. Ano de Química, visando principalmente a integração entre a comunidade (docentes, discentes e técnicos).

1º Ciclo Acadêmico de Química 2023 - MAIO 2023

Visita Técnica ao IPEN

A segunda atividade do mês de maio do 1º Ciclo Acadêmico de Química, foi uma visita técnica ao Instituto de Pesquisas Energéticas (IPEN), localizado na Universidade de São Paulo (USP). A ação foi organizada pela Profa. Dra. Daniela Cristina Manfroi Rodrigues. 27 acadêmicos dos cursos da graduação em Química, Engenharia de Alimentos e da Pós-graduação em Recursos Naturais (PGRN) foram acompanhados pelos professores Ademir do Anjos, Daniela Manfroi Rodrigues e Tarsila Marilia de Oliveira até São Paulo para conhecerem as instalações do Reator Nuclear (IER1) e do Acelerador de Elétrons do IPEN. A atividade foi viabilizada pelo apoio da prefeitura de Naviraí, em especial a Gerência de Educação, que possibilitou o deslocamento até São Paulo.

O reator nuclear do IPEN é amplamente utilizado na produção de radioisótopos para fins médicos, para pesquisas nucleares, para irradiação de vários tipos de amostras com fins científicos, está em operação desde 1959 sendo pioneiro nesta área. Nesta etapa da visita os acadêmicos puderam entrar no prédio do reator, tiveram uma aula sobre fissão nuclear e radiação, adentraram a sala de operações e a piscina do reator com sua coloração azulada. O brilho azulado das águas ao redor do reator nuclear é ocasionada por um fenômeno chamado radiação de Cherenkov. Este fenômeno pode ser observado quando partículas carregadas, como por exemplo elétrons, se movimentam com velocidade muito alta na água.

O acelerador de elétrons do IPEN é um aparato tecnológico utilizado para desenvolvimento de novos produtos, processos, esterilização de alimentos, pesquisas em nanotecnologia, entre outros. Nesta etapa da visita, os acadêmicos foram conduzidos à sala de controle, entraram no recinto no qual estavam os aceleradores de elétrons e na fonte de radiação gama. Os acadêmicos tiveram a oportunidade, bastante impactante, de visitar e acompanhar o funcionamento do acelerador de elétrons instalado em uma carreta, combinado a um laboratório de análise de água, os quais foram projetados para levar esta tecnologia até as plantas industriais para tratamento in loco de efluentes e rejeitos industriais.

Eventos