Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

IPEN relembra conquistas no aniversário de 66 anos

Fonte: site do Cietec

O uso da tecnologia nuclear a serviço da vida foi celebrado na cerimônia de comemoração de 66 anos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Isolda Costa, diretora substituta do Ipen, destacou que a missão da entidade é melhorar a qualidade de vida da população brasileira. Nesse sentido, ela apresentou as principais conquistas alcançadas em mais de seis décadas de trabalho.

Entre os marcos destacados está a fundação, em 1998, da incubadora de empresas de base tecnológica – ambiente gerido pelo Cietec. "A criação da incubadora foi resultado da mudança de paradigma na atuação do Ipen, que passou a atuar em outras frentes”, disse Isolda.

Ela também ressaltou a importância do Instituto na área da saúde, citando o pioneirismo na produção de Iodo 131, usado principalmente no tratamento do câncer de tireoide. "Hoje 85% da demanda nacional de radiofármacos é suprida pelo Ipen”, pontuou a gestora.

Para Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP, o Ipen cumpre uma missão que engrandece o país, pela aplicação da pesquisa em prol do bem-estar social. "Não é possível construir uma sociedade mais justa e desenvolvida se a Ciência não for parceira”, afirmou.

Já o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, agradeceu o trabalho de pesquisadores e servidores que, juntos, escreveram a história do Ipen: "Nossos heróis da Ciência precisam ser reconhecidos. Não existe Ciência e Tecnologia sem as pessoas.”

Também participaram da cerimônia a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif; Newton Costa Neto, diretor-presidente da Amazul; e Sergio Freitas de Almeida, secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

O encontro aconteceu em 31 de agosto, no auditório do Ipen.

Eventos