Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Incubadora USP/IPEN conquista Cerne 3

A incubadora de empresas de base tecnológica USP/Ipen, gerida pelo Cietec, conquistou uma importante validação de seu papel no desenvolvimento de negócios inovadores de alto impacto. Nesta terça (6/9), o ambiente recebeu da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) a certificação 3 do Cerne.

Fonte: site do Cietec

Com a certificação, a incubadora USP/Ipen passa a ser a primeira não vinculada a parques tecnológicos com nível de maturidade 3. O Cietec, por sua vez, se posiciona entre os cinco melhores gestores de ambiente de inovação do Brasil.

"Um dos nossos diferenciais é ser referência para o desenvolvimento de startups. A certificação Cerne reconhece esse trabalho que vem sendo feito no sentido de liderar a estruturação e escalonamento de negócios com alto impacto positivo para a sociedade, indo ao encontro da missão do próprio Cietec”, avalia Paula Lima, diretora-presidente do Cietec.

Benefícios para startups

Cada nível de maturidade (Cerne 1, 2, 3 e 4) representa um passo em direção à melhoria contínua, ampliando sua capacidade em gerar empreendimentos de sucesso.

O Cerne 3, obtido pela incubadora USP/Ipen, atesta a consolidação de uma rede de parceiros em prol do ecossistema de inovação. Neste nível de maturidade, o ambiente de inovação atua proativamente como um dos "elos” da rede de atores envolvidos no processo de inovação. Como resultado, as startups incubadas têm maior probabilidade de sucesso.

"A obtenção da certificação consolida o esforço para fortalecer e dar dinamismo e transparência às práticas que a incubadora desenvolveu ao longo de sua trajetória pioneira”, reforça José Aluizio Guimarães, gerente da incubadora.

Hoje, cerca de 90 startups fazem parte da comunidade da incubadora USP/Ipen. A maioria (mais de 70%) são empresas das áreas de Ciências da Vida e Tecnologias Verdes. Mais de 180 startups já passaram pela incubação. Entre elas destacam-se empresas que são referência no mercado, como a MagnaMed, especializada em ventilação pulmonar, e a Genera, pioneira em análise genômica.

Além da equipe do Cietec, participaram da banca de efetivação Wilson Calvo, superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen); Luiz Henrique Catalani, coordenador da Agência USP de Inovação; Carlos Eduardo Bizzotto, coordenador de Projetos da Anprotec; e o auditor Flaviano Gastão Jr. Os empreendedores Lilian Laraia e Fábio Neves representaram as startups incubadas.

Sobre o Cietec

O Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), foi criado há 25 anos em São Paulo e tem como missão mobilizar o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro em prol da promoção do bem-estar social e crescimento econômico sustentável. Por meio da gestão de ambientes e hubs de inovação e empreendedorismo, o Cietec se conecta a uma rede de parceiros do ecossistema público e privado para viabilizar o surgimento de soluções inovadoras que impactem a vida de milhões de brasileiros.

Sob a gestão da nova diretora-presidente, Paula Lima, o Cietec se reposiciona para fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro, capitaneando novos projetos, como o recém-lançado Hub de Ciências da Vida.

Eventos