Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Pós-doutorado em física de partículas com bolsa da FAPESP

O projeto "Capacitação científica, tecnológica e em infraestrutura em radiofármacos, radiações e empreendedorismo a serviço da saúde (PDIp)” dispõe de uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. A pesquisa integra o Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa e é coordenada pelo professor Marcelo Linardi. O prazo de inscrição se encerra em 6 de outubro de 2019.

A equipe multidisciplinar do projeto inclui pesquisadores participantes do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e uma colaboração internacional com a Universidade de Nebraska-Lincoln (Estados Unidos).

As linhas de pesquisa estão voltadas ao desenvolvimento de aceleradores compactos de partículas a laser, elétrons e prótons, bem como às radiações induzidas por esses feixes.

O candidato deve ter familiaridade experimental para atuar em uma ou mais das seguintes áreas: lasers; plasmas induzidos por lasers em meios sólidos, líquidos e gasosos; produção de alvos para interações laser-plasma com perfil de densidade controlada e ajustável; e métodos de detecção de feixes de partículas.

O candidato deve enviar e-mail para egp01@ipen.br com o título: "Bolsa – PD Temático – Aceleração – LPA”. Deve também anexar na mensagem currículo Lattes e MyCitation (Google Scholar).

A seleção dos candidatos será feita pela análise do currículo e do perfil e da trajetória do candidato e de sua aderência às linhas de pesquisa do projeto.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3177.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Eventos