Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Pós-doutorado em produção de hidrogênio com bolsa da Fapesp

Bolsista integrará pesquisa no Ipen sobre processos eletroquímicos envolvidos no desenvolvimento de dispositivos para uso do etanol em células a combustível

Fonte: Agência Fapesp

O Projeto Temático "Estudos sobre o uso do bioetanol em células a combustível do tipo PEMFC e SOFC” tem disponível uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP no Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. O prazo de inscrição termina no dia 10 de julho de 2019.

Coordenado por Marcelo Linardi, o projeto traz contribuições para o avanço do entendimento dos processos eletroquímicos envolvidos no desenvolvimento de dispositivos para uso do etanol em células a combustível, equipamentos que utilizam o hidrogênio para gerar energia elétrica.

O candidato selecionado integrará a investigação da produção de hidrogênio contido no etanol pelo processo de reforma a vapor, sendo desejável experiência na preparação e caracterização de catalisadores e na realização de testes catalíticos. Na preparação de catalisadores é desejável experiência na síntese de nanopartículas metálicas e de catalisadores suportados.

Na caracterização de catalisadores espera-se habilidade no uso de diferentes técnicas como: espectroscopia por energia dispersiva de raios X, difração de raios X, microscopia eletrônica de transmissão, medidas de área metálica e dispersão (quimissorção), área específica e espectroscopia na região do infravermelho.

Os interessados na oportunidade devem enviar curriculum vitae no formato Lattes, uma carta de interesse em inglês e duas cartas de recomendação para o e-mail egp01@ipen.br, com assunto "Post-doc Ethanol – Nome do Candidato”.
Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2932.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 


Eventos