Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Pós-Doutorado em Desenvolvimento de Fotocatalisadores com bolsa da FAPESP (Agência FAPESP)

Bolsista pesquisará no Centro de Inovação em Novas Energias no Ipen sobre processos de aproveitamento do metano como fonte energética. Inscrições até 15 de maio

Fonte: Agência Fapesp

Uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP, vinculada ao projeto "Rota sustentável para a conversão de metano com tecnologias eletroquímicas avançadas”, é oferecida no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo.

O Projeto faz parte do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), um dos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP.

O pós-doutorando participará de pesquisa de conversão fotocatalítica de metano em hidrogênio. O candidato deve ter experiência em laboratório na preparação e caracterização de experimentos de fotocatalisadores e atividade fotocatalítica. São requeridas habilidades na preparação de materiais nanoestruturados, incluindo a síntese de nanomateriais híbridos como nanopartículas de semicondutores.

É desejável que o candidato tenha bom conhecimento e experiência das seguintes técnicas: espectroscopia de energia dispersiva de raios X (EDX), espectroscopia UV-Vis, difração de raios X (XRD), microscopia eletrônica de transmissão (TEM) e conhecimento básico de espectroscopia de fotoelétrons de raios (XPS) e cromatografia gasosa (CG).

As inscrições devem incluir currículo (incluindo uma lista de publicações), uma declaração de pesquisa atual e uma carta de recomendação, todos enviados por e-mail para espinace@ipen.br.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2665.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A duração da bolsa é de dois anos, com possibilidade de extensão.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Eventos