Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Durante a Atomexpo projeto brasileiro ganha prêmio (O Petróleo)

Fonte: O Petróleo

Por Yuri Anderson

Durante o 11º Fórum Internacional AtomExpo 2019, um projeto brasileiro foi premiada no evento que acontece na Rússia. O projeto foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o projeto competia com mais 10 países na categoria ”Nuclear Para Uma Vida Melhor”.

Desenvolvido pelos IPEN/CNEN, o projeto trata-se de um irradiador gama multipropósito e uma unidade móvel com um acelerador de feixes de elétrons. O irradiador tem uma série de aplicações, como desinfestação e a contenção da proliferação de microrganismos em bens culturais e obras de arte. Já a unidade móvel com um acelerador pode ser usada, por exemplo, no tratamento de efluentes da produção de petróleo, dentre outras aplicações.

Entre os jurados, o presidente, Luís Echavarri, consultor internacional de energia com 17 anos de experiência como diretor geral da Agência de Energia Nuclear da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, foi quem deu o prêmio para o representante do IPEN/CNEN/SP no evento, o pesquisador Emerson Soares Bernardes.

O pesquisador disse esta se sentindo muito honrado com a premiação, "É uma honra, em nome do IPEN, receber este prêmio. Gostaria de agradecer aos organizadores e também à Rosatom pela oportunidade de estar aqui esta noite”.

O Atomexpo International Forum, é um evento que reúne referências do ramo da indústria nuclear mundial.


 


Eventos