Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Reator IPEN/MB-01 comemora 30 anos

No começo dos anos 80, mais de 100 pessoas - entre doutores, pesquisadores, técnicos e bolsistas - estavam alocadas no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), participando do projeto do submarino nuclear da Marinha.

Fonte: Brasil Nuclear nº 48

Por ser um projeto nuclear, para o qual não se poderia contar com o fornecimento externo de tecnologia e equipamentos, seu desenvolvimento exigiu a criação de diversas instalações experimentais. Uma das mais complexas era a construção de reator de potência zero, que é empregado na realização de testes em reatores nucleares. No início de novembro passado, o Ipen comemorou os 30 anos de operação do IPEN/MB-01, o primeiro com concepção e construção genuinamente nacionais. Na solenidade, à qual compareceram autoridades e representantes da Marinha, também foi entregue o novo núcleo com elementos combustíveis do tipo placa, idênticos ao que serão utilizados no Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), cujo projeto está em início de execução pela Cnen. A mudança na geometria do núcleo - antes composto de varetas combustíveis - foi operada pelo Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do Ipen.

De acordo com Ulisses D'Utra Bitelli, gerente adjunto de Operação do Reator IPEN/MB-01, o reator "é padrão de comparação internacional para experimentos de criticalidade". Segundo ele, participar das comemorações dos 30 anos desse reator é um "prêmio" para a carreira de quem viu tudo começar. "Ao longo de três décadas, nosso reator vem desempenhando um papel preponderante no desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, sendo um importante centro de treinamento para operadores de reatores, além de contribuir para pesquisas relevantes sobre Física de Reatores e Instrumentação Nuclear", ressaltou Bitelli.





Eventos