Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Ciência com alegria formaram a essência do 11º IPEN de Portas Abertas

O evento destacou atividades de divulgação científica para o público infanto-juvenil e contou com uma apresentação especial do Show da Física

Com um público estimado em 1.200 pessoas, realizou-se na terça-feira, 12 de dezembro, a 11ª edição do IPEN de Portas Abertas. O grande destaque foi a abertura com o Show da Física, projeto desenvolvido há mais de 25 anos pelo Instituto de Física da USP (IFUSP), com coordenação do Prof. Fouad Daher Saad. O público lotou o auditório do IPEN para acompanhar de forma interativa princípios da Física apresentados por Daisy (uma das coordenadoras das apresentações) e pelos jovens monitores Bruno Santos Nascimento, Dindara Silva Galvão e Jonathan de Oliveira Figueiredo dos Santos, todos alunos do IFUSP.
O superintendente do IPEN, Wilson Calvo, deu as boas-vindas agradecendo a presença de todos fortalecendo o objetivo do evento em permitir que as famílias de servidores, colaboradores e público visitante pudessem passar um dia de lazer com ciência, tecnologia e inovação.  
Após a divertida e surpreendente apresentação do Show da Física, os visitantes conheceram três espaços expositivos do Instituto que apresentam informações históricas e científicas. A exposição permanente "A História do IPEN", com projeto do artista plástico Guto Lacaz, apresenta, além de informações históricas, maquetes e aparelhos que apresentam os diversos desenvolvimentos científicos desenvolvidos no Instituto. 
No segundo andar do prédio de Ensino, o pesquisador e professor da Pós-Graduação do IPEN, Afonso Rodrigues de Aquino recebia os visitantes no Nuclespaço. O local foi concebido para apresentar de forma clara e acessível, informações sobre a Energia Nuclear e suas diversas aplicações.
O espaço mais recente encontra-se no 1º andar do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq). O Espaço Memória do Reator IEA-R1 homenageia do físico e pesquisador do IPEN Carlos Benedicto Ramos Parente e foi inaugurado durante as comemorações dos 60 anos de sua primeira operação. As visitas ao local tiveram inscrição prévia durante o evento. O local atenderá os inúmeros visitantes que o IPEN recebe anualmente para conhecerem as instalações do reator.
Uma praça de alimentação localizada atrás do Prédio de Ensino tornou-se um ponto de encontro da comunidade do IPEN.
Um trenzinho turístico levou os visitantes pelas arborizadas alamedas do Instituto, entre os diversos centros de pesquisa que o formam.
O evento contou com o apoio da Minc Corretora, da Tokio Marine, Sul América e Porto Seguro.
Os setores de Segurança Física, de Transportes e de Infraestrutura foram essenciais para a realização do evento.




Galeria de Imagens