Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

EGP no Portal IPEN: mais uma opção de acesso à gestão de projetos no Instituto

Página do EGP traz informações sobre os projetos ativos, o sistema de gestão e também orientações a pesquisadores e demais interessados

O Escritório de Gestão de Projetos (EGP) do IPEN, vinculado à Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE), acaba de lançar a sua página no Portal IPEN (www.ipen.br), com o objetivo de facilitar o acesso de pesquisadores e demais interessados no gerenciamento de seus projetos científicos individuais, temáticos ou institucionais. Para acessá-la, basta clicar no botão "Gestão de Projetos” na barra de menu que fica à esquerda da tela ou diretamente neste link.

Nesse caminho, há uma página de apresentação e mais três sub menus. Na página "Projetos Ativos”, serão encontrados os projetos de diversas agências de fomento, entre elas a FAPESP, bem como outros projetos institucionais, gerenciados pelo Escritório. Ao clicar no título de cada projeto, outras informações serão exibidas. "Disponibilizamos na página ‘Sistema de Gestão de Projetos’ o acesso ao sistema. Este acesso é restrito aos coordenadores, por meio de senha”, explicou Fernando Moreira, gerente do EGP.

Segundo ele, também está disponível a página "EGP Orientações”, baseada nas principais ocorrências do trabalho realizado pelo Escritório, bem como nas diligências que chegam das Auditorias, a partir das prestações de contas. "São orientações para que os coordenadores/pesquisadores possam atuar de forma mais eficiente na gestão dos documentos e procedimentos gerenciais dos projetos”, acrescentou Moreira, salientando a sua "imensa satisfação” ao anunciar esse canal facilitador.

"A intenção é que tenhamos um canal de comunicação disponível 24 horas, as páginas estarão sempre em atualização, dada a dinâmica do nosso trabalho junto aos pesquisadores”, disse Moreira. O gerente do EGP fez questão de agradecer ao diretor da DPDE, Marcelo Linardi, pelo "incentivo”, ao servidor Franz Arnold, da Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (GDS) do IPEN, pela construção da página, e ao funcionário terceirizado Weder Silva, pela "inestimável colaboração”. "Esperamos que seja de grande valia para os nossos pesquisadores”, concluiu Moreira.

Treinamento – A equipe do Escritório de Gestão de Projetos do IPEN está habilitada como EAIP – Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador, que é a denominação utilizada pela FAPESP, após a realização de curso naquela Fundação. O EGP recebeu a visita do Grupo de Trabalho da FAPESP cujo objetivo foi conhecer como o apoio aos pesquisadores tem se desenvolvido no Instituto, como está a adesão dos pesquisadores a esse serviço, como estão sendo feitos o controle e manutenção das atividades e,por fim, para informar-se acerca das ferramentas e sistemas utilizados. Outras instituições também foram visitadas.

Em sua página institucional, a FAPESP afirma ter recebido o feedback de pesquisadores que usufruíram dos serviços prestados e "manifestaram-se muito satisfeitos com o resultado atingido”. Essas visitas ocorreram após um treinamento promovido pela FAPESP direcionado aos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) das instituições de ensino e pesquisa, que demandaram por esse auxílio.

De acordo com o divulgado no site da FAPESP, o treinamento foi uma demanda da comunidade científica, que buscava auxílio para atuar na pesada carga de trabalho exigida para gestão e administração de projetos de pesquisa. Desse modo, o pesquisador pode se dedicar mais à pesquisa e a orientação dos alunos do que a burocracia da gestão. "Tem sido uma parceria na qual todos, FAPESP, Instituição e Pesquisadores ganham”, diz o site da FAPESP.

Mais informações sobre os EAIP em http://www.fapesp.br/eaip, onde está mencionada a iniciativa do IPEN.

 
----
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
da Assessoria de Comunicação Institucional