Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN anuncia colaboração internacional com universidade da Nigéria

Memorando de Entendimento foi assinado nesta segunda-feira, 28, entre o superintendente Wilson Calvo e o professor Emeka E. Oguzie, representando a FUTO.

Pesquisas em áreas comuns e objetivos institucionais semelhantes, com foco no desenvolvimento científico e tecnológico de ambos os países, trouxeram ao Brasil o professor Emeka E. Oguzie, da Nigéria, para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o IPEN visando colaborações futuras. Representando a Universidade Federal de Tecnologia Owerri (FUTO, da sigla em inglês para University of Technology Owerri), Oguzie foi recebido pelo superintendente Wilson Calvo nesta segunda-feira, 28, às 17h, para apresentação e formalização do acordo.

Oguzie, que é diretor do Center for Research and Internacional Development da FUTO, fez uma breve apresentação institucional, mencionando as unidades de ensino (sete), os departamentos (47), o número de professores (157) e de alunos de graduação (20 mil) e pós-graduação (quatro mil). Em seguida, falou das seis principais estratégias para consolidar o que chamou de "cultura de excelência”. Entre elas, "melhorar o impacto e qualidade das pesquisas”, "promover inovação” e "identificar e desenvolver parcerias importantes nas suas pesquisas”.

De acordo com Oguzie, o governo da Nigéria estabeleceu recentemente o Centro de Estudos e Treinamento em Energia Nuclear (CNEST, da sigla em inglês Center for Nuclear Energy Studies & Trainning) na FUTO, que "está em consonância com o foco principal do IPEN”. Ressaltou, contudo, que, a exemplo da instituição brasileira, a FUTO também atua em muitas outras áreas como biotecnologia, ciência de materiais, meio ambiente. "Temos muito a contribuir mutuamente”, disse Oguzie. Antes da cerimônia de assinatura do MoU, ele visitou o Centro do Reator de Pesquisas (CRPq).

Na sua apresentação, o superintendente do IPEN, Wilsos Calvo, deu as boas-vindas ao professor Oguzie, agradeceu a visita e fez uma saudação ao professor Francis Chukwuemeka Eze, vice-chancelar da FUTO, que não estava presente, mas foi mencionado na apresentação de Oguzie. "Para nós, é uma honra recebê-lo aqui, ainda mais porque a FUTO é uma universidade muito importante na Nigéria, o que nos motiva ainda mais para uma colaboração”, disse Calvo, acrescentando o próximo passou é formalizar junto aos governos, a exemplo de outros acordos que o IPEN já consolidou.

Após a intervenção do superintendente, diretores, gerentes de centros e pesquisadores do IPEN presentes na reunião se apresentaram ao professor Oguzie. Em seguida, foi assinado o MoU. Oguzie, que em sua fala inicial salientou também a capacitação de recursos humanos como estratégica para ambas as instituições, chamou a atenção ao encerrar sua participação com uma imagem e citação de Nelson Mandela, que dizia: "Education is the most powerful weapon which you can use to change the world” (em tradução livre: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.


 

Eventos