Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Workshop sobre Regulamentação de Radiofármacos foi realizado no IPEN

O Centro de Radiofarmácia (CR) do IPEN sediou o workshop internacional sobre regulamentação de radiofármacos no período de 13 a 15/03

O evento é parte integrante do projeto de alcance nacional da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA em sigla do Inglês), BRA 6027, intitulado "Improving Protocols in Nuclear Medicine Services and in the Development of New Radiopharmaceuticals”, sob a coordenação da pesquisadora Lorena Pozzo, do CR.

Sergio Todde, diretor e chefe da radiofarmácia da Tecnomed, Foundation of the University of Milano-Bicocca, Itália, participou como expert convidado da IAEA. Todde orientou sobre procedimentos para obter uma Autorização de Introdução no Mercado para produtos radiofarmacêuticos. Outro tópico de importância apresentado por Todde foi a forma como vários países regulamentam produtos radiofarmacêuticos  para serem utilizados apenas para pesquisa e para uso  in-house.

 Coube às pesquisadoras Elaine Bortoleti de Araújo e Lorena Pozzo apresentarem um panorama nacional na preparação de produtos radiofarmacêuticos. 

O workshop prosseguiu com a apresentação de Anderson Vezali Montai, da ANVISA/MS, que descreveu as principais leis e normas brasileiras relacionadas à preparação e registro de produtos (radio) farmacêuticos e ao papel da ANVISA. Todde ministrou três apresentações que abordaram os temas de registro, conteúdo do dossiê e aspectos GMP; radiofármacos produzidos in - house; e radiofármacos para pesquisa. Cada apresentação foi acompanhada de intensa discussão entre os convidados.

Para a coordenadora do evento, Lorena Pozzo, "o encontro resultou no fortalecimento dos vínculos entre as unidades produtoras de radiofármacos da CNEN e delas para com a ANVISA/MS", avalia.

Participaram do workshop Anderson Vezali Montai e Luciana Valéria Ferreira Machado Porto, representantes da ANVISA/MS, George Coura Filho e Rafael Willain Lopes, da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Marycel Figols de Barboza, do Hospital Israelita Albert Einstein. Participaram também representantes dos quatro institutos da CNEN, produtores de Radiofármacos: Mércia Liane de Oliveira e João Eudes do Nascimento (CRCN); Soraya Maria Zandim Maciel Dias Ferreira (CDTN); Ana Maria Braguirolli (IEN)e Elaine Bortoleti de Araújo, Margareth Matsuda, Lorena Pozzo e alunos do IPEN.