Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Seminário de Avaliação do Plano Diretor do IPEN apresentou amplo painel sobre a produção institucional e seus desafios

Durante cerca de duas semanas, diretores, gerentes e demais participantes da comunidade IPEN participaram de reuniões em todos os centros de pesquisa estimulando um amplo repensar da instituição

Foram dias de muitas discussões árduas e debates sobre os desafios e perspectivas do IPEN propiciados pelo Seminário de Avaliação do Plano Diretor do IPEN – Ano 2016 – Ciclo 2017, organizado pela Diretoria de Planejamento e Gestão (DPG). De 14 a 27 de março, gerentes, diretores e os servidores do instituto participaram de apresentações em todos os centros de pesquisa propiciando um estimulante repensar da instituição. A edição desde ano apresentou uma característica especial: a participação do superintendente do instituto de 2012 a 2016, José Carlos Bressiani e de seu sucessor, Wilson Aparecido Parejo Calvo que apresentaram análises sobre os resultados obtidos por cada unidade de pesquisa e diretoria. A edição desse ano contou com a organização de Fabio Menani Pereira Lima, da DPG e de Celso Huertas Gimenes, gerente de Desenvolvimento Pessoal, representando Willy Hoppe de Souza, diretor da DPG,

O superintendente do instituto, Wilson Calvo, parabenizou os centros pelos resultados obtidos e ressaltou a necessidade dos pesquisadores participarem de um maior diálogo entre os centros de pesquisa buscando soluções conjuntas para situações adversas. "Precisamos ser maiores que as dificuldades e os desafios apresentados. Precisamos enfrentar e buscar soluções". José Carlos Bressiani, que deixou a direção do IPEN em dezembro de 2016, comentou que apesar de exaustivo, o Seminário de Avaliação do Plano Diretor é uma das atividades mais importantes da casa pois apresenta a capacidade e o resultado global do instituto.

De forma geral, todos os grupos de pesquisadores apresentaram ótimos resultados apesar do grande desafio apresentado com a crescente quantidade de servidores aposentados ou em via de se aposentarem. A perda de recursos humanos foi um dos maiores desafios apresentados pelos centros de pesquisa durante todo Seminário. Durante as apresentações observou-se que o aumento no número de pós-doutorados no instituto tem propiciado resultados de destaque na qualidade dos resultados obtidos. Aliás, manter-se nesse patamar de excelência será um dos grandes desafios com a aposentadoria de 40 a 50 servidores por ano em média.

"Precisamos ser mais eficientes, mais produtivos, mudar a gestão buscando uma informatização cada vez maior.", observou Bressiani.

Wilson Calvo concluiu as apresentações citando a biomédica e pesquisadora do Centro de Biotecnologia do IPEN, Nanci Nascimento, como exemplo e marco no instituto por sua postura ativa, generosa e comprometida com a geração de conhecimento. Nascimento faleceu em 13 de março de 2017 e foi agraciada in memoriam como Pesquisadora Destaque pelo recorde em titulações em Mestrado e Doutorado em diversos convênios do IPEN com instituições de ensino de Minas Gerais, Roraima e Tocantins.

Veja os Premiados pelos resultados em 2016


Galeria de Imagens

Eventos