Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisa de doutorado do IPEN resulta em prêmios de 'Best Paper' em dois congressos internacionais

Mary L. G. Senna, autora dos papers, foi orientada pelo professor Afonso Rodrigues de Aquino, que também é assessor de Comunicação do Instituo

Uma tese, dois papers, dois prêmios em congressos internacionais. A autora da façanha é pedagoga Mary L. G. Senna, doutora em Tecnologia Nuclear pelo IPEN/USP. Seus artigos foram escolhidos os melhores (Best Paper) no "ICSTM 2016: 18th International Conference on Sustainable Tourism Management” e no "ICHDFS 2016: 18th International Conference on Human Development and Family Studies”, realizados em Londres (24 e 25 de novembro) e Paris (21 e 22 de novembro), respectivamente.

Mary é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, e defendeu a tese "Perspectivas de sustentabilidade e potencial de desenvolvimento local: a comunidade de mateiros e o estabelecimento do turismo na região do Jalapão” (2016), desenvolvida sob a orientação do professor Afonso Rodrigues de Aquino, que também é assessor de Comunicação Institucional do Instituto.

"Em minha tese, discutimos os impactos positivos e negativos que o turismo desencadeou na cidade de Mateiros, que fica na região do Polo Ecoturístico do Jalapão, interior do estado do Tocantins. Analisamos a qualidade de vida da população, e posteriormente comparamos tais índices com os impactos ambientais que a atividade turística acarretou no local", conta Mary.

Frutos dessa pesquisa, os dois artigos premiados têm a coautoria de Aquino. O primeiro, apresentado na Conferência Internacional sobre Gestão de Turismo Sustentável, na Suécia, foi o trabalho "The ecological footprint of tourism in Jalapão” (A pegada ecológica do turismo no Jalapão, em tradução livre). Nesse trabalho, a autoria buscou caracterizar os impactos do ecoturismo na comunidade de Mateiros, no Parque do Jalapão. A pesquisa de campo foi conduzida durante o ano de 2014 até julho de 2015.

O segundo artigo, premiado recentemente em Paris, sob o título "Quality of life of the beneficiaries of the Government's Bolsa Familia program: a case study in Mateiros/TO/Brazil (Qualidade de vida dos beneficiários do programa Bolsa Família do Governo: um estudo de caso em Mateiros/TO/Brasil) foi apresentado na Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Humano e Estudos da Família.

Nessa pesquisa, Mary utilizou o método do índice de qualidade de vida para analisar a qualidade de vida de Mateiros, Tocantins, e investigar até que o ponto o programa Bolsa Família, do governo federal, foi decisivo para o aprimoramento da qualidade de vida daquela população, indicando que ações similares devem ser mantidas. Além de Aquino, também são coautores a turismóloga Veruska Chemet Dutra e Carlos Henrique Corrêa Tolentino.

As duas premiações, segundo Aquino, ratificam a importância das ciências humanas, muitas vezes menosprezadas por pesquisadores das chamadas ciências hard. "Ainda existem pesquisadores da área de exatas que acreditam ser de menor importância as demais áreas do conhecimento, em especial a de humanas. Assim, se perdem quando as suas vidas profissionais os colocam diante de questões de natureza filosófica. Porque, incapazes de formular a própria epistemologia, eivados por crises axiológicas, transformam o seu pretenso ato de fazer ciência em mero e servil trabalho técnico”, afirmou.

Mary salienta a oportunidade que o Programa de Pós-Graduação do IPEN oferece aos alunos de pesquisarem temas transversais. "Ao longo do desenvolvimento do meu doutorado, o IPEN permitiu confirmar o quanto a temática ambiental é interdisciplinar e transversal, tornou possível uma ampla discussão com meu orientador Afonso Aquino, que é químico e jornalista, e facilitou obter contribuições de professores com diferentes formações. Nessas circunstâncias, o trabalho viveu um processo de melhoria contínua cujo ápice foi atingido com as premiações internacionais conquistadas".

"Para finalizar minhas atividades administrativas, este é um bom cartão de visita para quem está retornando para a área técnica", conclui Afonso Aquino.

Sobre os autores
Mary Lucia Gomes Silveira de Senna é pedagoga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2005) e doutora em Tecnologia Nuclear pelo IPEN/USP. Atua como Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Afonso Rodrigues de Aquino é bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutor em Ciências Químicas (Química Analítica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1996). Tem Pós-doutorado em Química dos Complexos de Urânio pelo Instituto de Química da USP (2000). Atualmente, é pesquisador e docente do IPEN, onde ocupa também a função de assessor de Comunicação Institucional.

Veruska Chemet Dutra é graduada em Turismo pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA (2004), doutora em Tecnologia Nuclear IPEN/USP e pesquisadora e docente no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Carlos Henrique Corrêa Tolentino é graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA (2000) e mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor nível superior da Universidade do Tocantins e professor nível superior da Faculdade Católica do Tocantins.

-------
Ana Paula Freire, da Assessoria de Comunicação Institucional

Eventos