Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Revista comemorativa dos 60 anos do IPEN está disponível na versão on-line

Publicação visa divulgar as principais pesquisas do Instituto em uma linguagem acessível ao público não especializado.

Em comemoração aos 60 anos, a Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) produziu uma revista com os principais highlights do Instituto divididos por área. A publicação – "IPEN: 60 Anos Irradiando Qualidade de Vida” já está disponível na versão ON-LINE, e a ideia, segundo Afonso Rodrigues de Aquino, chefe da ACI, é que, em breve, seja distribuída na versão impressa.

O conteúdo foi elaborado em conjunto pelos profissionais da ACI, com o apoio de pesquisadores e gerentes de Centros, e buscou-se uma linguagem acessível para o público não especializado. Para a edição, foi convidado o jornalista Rodrigo Gerhardt, especialista em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas e com larga experiência em divulgação científica, tendo sido edito editor de conteúdo do Planeta Sustentável. "Esse trabalho me possibilitou conhecer mais o IPEN. Foi enriquecedor saber sobre tantas aplicações da energia nuclear para além da geração de eletricidade. Gostei bastante do resultado, espero que agrade”, disse.

O projeto gráfico coube ao designer Mario Lima, que também elaborou o IPEN Higlights 2014 e cujo portfólio inclui importantes trabalhos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA). Para o designer, "foi um trabalho desafiador pela responsabilidade de produzir um material que estivesse à altura dos 60 anos de história do Instituto. Mas igualmente gratificante quando se vê o resultado”.

Outra colaboração que merece destaque é a do servidor da ACI Edvaldo Paiva, publicitário de formação, mas cuja atuação vai muito além. É de sua autoria parte das fotografias e das ilustrações da revista. "É muito interessante poder registrar o Instituto pela minha ótica. Talvez outro profissional tivesse um olhar mais voltado para a técnica, mas, como estou aqui no dia a dia, procuro sempre colocar um pouco de poesia, oferecer certa narrativa da imagem”, revela Edvaldo.

O trabalho de levantar as informações e elaborar os textos coube à jornalista Ana Paula Freire, da ACI/IPEN, que ressalta a importância da apuração: "Adequar a linguagem mais simples ao rigor técnico é sempre um grande desafio. Nesse ponto, a colaboração dos pesquisadores é fundamental, e, no geral, eles foram bastante disponíveis e parceiros. Também é importante salientar a liberdade que o Afonso [Aquino] nos deu para a concepção da revista. A parceria com o Mario já vem de longos anos, o Rodrigo foi uma agradável surpresa, com seu profissionalismo e competência, e o Edvaldo, bem, sou suspeita, porque adoro tudo o que ele faz".

Diversidade de pesquisas

A palavra do superintendente, José Carlos Bressiani, abre as seções editoriais, mostrando "O IPEN sempre presente”. Depois, a edição buscou trazer um pouco da memória do Instituto, com a linha do tempo e o retrospecto feito pela pesquisadora Martha Marques Ferreira Vieira, gerente do Centro de Ensino e Informação (CEI). Em seguida, a seção Reatores, que traz informações do IEA-R1, IPEN/MB-01 e RMB. Nesta, há o tópico Segurança Nuclear e um artigo assinado pelo pesquisador Frederico Genezini, gerente do Centro do Reator de Pesquisa (CRPq), abordando o que se esperar do IEA-R1, que em 2017 também completará 60 anos.

A seção seguinte é Saúde, a maior área de abrangência das pesquisas do IPEN. São retratados o pioneirismo em Radiofármacos, os novos radiofármacos em testes e as modalidades de diagnóstico. Como destaque também estão as tecnologias com aplicações de lasers, incluindo o diagnóstico remoto por meio do lab-on-a-chipe a otimização da produção do 18FDG, além de outras aplicações, como o hidrogel, que pode ser usado em queimaduras e também contra lesões provocadas pela leishmaniose, dependendo das propriedades.

Pesquisas aplicadas ao meio ambiente compõem a seção seguinte, Meio Ambiente, com o exemplo começando "em casa” por meio do monitoramento do campus do IPEN (caracterização ambiental, radiológica, radioproteção e gestão ambiental). Também destacou-se o conjunto de pesquisas com tecnologias limpas, energias sustentáveis e voltadas para o controle de poluição do ar e de doenças, e para a preservação de espécies. Fechando essa temática, um artigo assinado pelo professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, convidado por Aquino para escrever sobre meio ambiente e políticas públicas.

"Outras aplicações nucleares” vem na sequência, apresentando as principais contribuições do IPEN por meio da radiação ionizante, tais como preservação de acervos e bens culturais, irradiação de alimentos e de tecidos biológicos e radiações aplicadas à indústria. O tópico seguinte é Ciências de Materiais, que mostra o desenvolvimento de novos materiais e de um software – o CristalWalk – que vai auxiliar estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de engenharias e ciências dos materiais. A seção encerra com entrevista com Eliana Muccillo, do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CCTM), Pesquisadora Destaque do IPEN – 2015.

Perspectivas

Germinação de oportunidades para pesquisas com vistas ao empreendedorismo são a temática da seção Inovação, que dá ênfase a tecnologias de alto padrão internacional de qualidade nas pesquisas in vitro e no sucesso de empresas que começaram naquele que é hoje o maior pólo de incubação de empresas de base tecnológica da América Latina. Também há destaque para o Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica, que visa difundir as pesquisas inovadoras do Instituto.

Encerrado a publicação, a seção Ensino, com os indicativos da Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP, seguida do artigo "Um futuro promissor”, assinado por Afonso Aquino, que se diz bastante entusiasmado com a revista. "Quando trabalho e prazer se misturam, o resultado tende a surpreender. A empreitada foi árdua, mas a convivência com a equipe fez tudo valer a pena. A revista é uma forma de dizermos o quanto gostamos do IPEN e de seus servidores, e ao mesmo tempo mostrar para a sociedade a necessidade de se manter o IPEN funcionando na sua plenitude”, concluiu Aquino. 


 

 

Eventos