Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

CTR-IPEN irradia mais de dois mil documentos do acervo da FAU-USP

Parceria com a FAU faz parte de um amplo acordo de colaboração entre IPEN e USP para a conservação de acervos e bens culturais

Mais de dois mil desenhos originais e materiais bibliográficos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) foram higienizados no Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR). Sob a coordenação do pesquisador Pablo Vásquez, o processo de irradiação Gama com 60Co promove a descontaminação dos documentos, eliminando insetos e fungos e permitindo que o material seja manuseado pela equipe de conservação, sem colocar em risco a saúde dos funcionários.

Essa parceria com a FAU faz parte de um amplo acordo de colaboração entre IPEN e USP para a conservação de acervos e bens culturais. Segundo Pablo, na semana passada foi entregue uma grande quantidade de material da Procuradoria Geral da USP, também irradiado no CTR, nos meses de dezembro e janeiro. Outros institutos foram e continuam sendo beneficiados, como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – com a higienização de parte do acervo da Biblioteca Florestan Fernandes, e o Instituto de Psicologia – com a dos livros doados pelo professor Cesar Ades para o acervo do Museu da História da Psicologia.

"São muitos os institutos da USP que nos procuram: o Instituto de Geociências, o Instituto de Química, a Escolada de Comunicação e Artes, a Biblioteca Brasiliana Mindlin, a Escola de Enfermagem, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Odontologia, o Centro de Preservação Cultural, o Arquivo Geral, a Superintendência de Espaço Físico, o Sistema Integrado de Bibliotecas e o Instituto de Estudos Brasileiross. Recentemente, houve uma demanda relacionada a um acervo contaminado por fungos devido a uma enchente. Enfim, nós, do IPEN, fazemos essa colaboração para ajudar a preservar os acervos da USP, que são materiais riquíssimos e importantes para a memória da instituição. Alguns são muito peculiares”, destacou Pablo.

Entre esses, os Diários de Navegação do N/Oc. Prof. W. Besnard, do período entre 30/05/1967 e 26/02/1984. A conservação desse material faz parte do projeto "Memória da Oceanografia no Brasil – o papel do Navio Oceanográfico Prof. Wladimir Besnard” do IO, apresentado e contemplado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP através do Edital Memória USP. As plantas da FAU também são parte de projeto de conservação de acervos submetido a esse edital. Trata-se de um grande volume que se encontrava armazenado no subsolo do Prédio Vilanova Artigas.

O processo

O tratamento realizado no Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 do CRT-IPEN consiste em irradiar com raios gama os materiais infestados. A vantagem desse procedimento é que não sobra qualquer resíduo radioativo, e o que foi irradiado pode ser manuseado tranquilamente, sem risco para o usuário e sem a necessidade de "quarentena".

Pablo explica que a radiação gama proveniente do Cobalto-60 não possui energia suficiente para desestabilizar o núcleo do átomo, ou seja, é uma radiação cuja energia está abaixo do limiar de ativação da maior parte dos elementos, diferentemente do que ocorre, por exemplo, no bombardeamento por nêutrons no interior de um reator nuclear, que pode deixar traços de radioatividade no material. "Os objetos que passam por nosso procedimento não têm contato com o material radioativo", afirmou o pesquisador.

Pablo destaca o apoio e incentivo proporcionados pela gerente do CTR, a pesquisadora Margarida M. Hamada, "que têm sido fundamentais para o êxito de todas as atividades".

------

Assessoria de Comunicação Institucional - ACI IPEN


Eventos