Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN realiza workshop para professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

A ideia era apresentar o Instituto para os servidores que virão cursar pós-graduação no âmbito do convênio IPEN-IFRO

O IPEN recebeu nesta terça-feira, 24, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), professor Gilmar Alves Lima Júnior, e o grupo de 34 servidores selecionados para integrar o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nucelar IPEN/USP, em 2016. Eles vieram participar do Workshop de Apresentação do Convênio IPEN-IFRO, cujo objetivo era facilitar a elaboração do plano de trabalho que será desenvolvido pelos futuros alunos no mestrado ou doutorado.

O superintendente do IPEN, José Carlos Bressiani, deu as boas-vindas ao grupo. Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) do IPEN, fez uma apresentação geral do organograma do Instituto, apontando as principais linhas de pesquisas, as publicações, os avanços no campo da inovação (patentes e Prêmio IPEN de Inovação), a evolução da pós-graduação e a infraestrutura, incluindo o megaprojeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). "O IPEN faz muita coisa, e nós queremos oferecer esse conhecimento acumulado”, disse Linardi.

Entre os futuros alunos, é grande a expectativa. Antônio Bisconsin, graduado em Ciências dos Alimentos pela ESALQ-USP e mestre mestre em Alimentos e Nutrição pela UNESP de Araraquara, afirmou que se sentiu motivado pelo fato de o IPEN ser referência nas suas áreas de atuação e de a Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear ter conceito 6 na Capes. "São dois fatores que comprovam a excelência do IPEN, o que nos deixa bastante motivados”, ressaltou Bisconsin, que vai cursar o doutorado.

Claudinei de Oliveira, licenciado em Informática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), já definiu o doutorado no campo de gestão do conhecimento e destacou que o convênio com o IPEN é fundamental para o IFRO e para a região como um todo. "Nós temos muita carência de pessoal qualificado em Rondônia. Particularmente no nosso Instituto, somos muito novos, tudo está sendo construído. Nessa fase, ter um centro de excelência ao nível do IPEN como parceiro será fundamental. Minhas expectativas são altíssimas”, declarou.

Para Gilmar Alves Lima Júnior, que representava o reitor Uberlando Tiburtino Leite, investir na capacitação do seu quadro docente é um compromisso da administração do IFRO. Segundo ele, dos 940 servidores, 300 estão se qualificando em mestrado ou doutorado. "Temos feito um esforço grande nessa direção. Parcerias como essa com o IPEN são fundamentais para exercitarmos esse grande desafio que temos. Agradeço a oportunidade de estar aqui e posso dizer que estou me sentindo ´em casa´”.

O presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG-IPEN/USP), Delvonei Alves de Andrade, fez uma apresentação geral sobre o Programa (suas linhas, números de titulados etc.). Os pesquisadores Eduardo Landulfo e Maria Aparecida Faustino Pires, respectivamente gerentes adjuntos do Centro de Lasers e Aplicações (CLA) e do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA), apresentaram os projetos em desenvolvimento e os principais resultados. À tarde, o grupo visitou esses e outros Centros, recepcionados pelos gerentes e líderes de grupos.

Veja galeria de fotos

Eventos