Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Subsecretária de C&T de São Paulo visita Centros do IPEN

O IPEN recebeu nesta quinta-feira, 12, a professora Ana Abreu, subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) do Estado de São Paulo, para uma apresentação formal das atividades do Instituto feita pelo superintendente José Carlos Bressiani. Acompanhada dos assessores Fernando Batolla Junior e Vera Lúcia Hidalgo Secco, Ana Abreu visitou o Centro de Radiofarmácia (CR) e depois o Centro do Reator de Pesquisas (CRPq), e se disse "impressionada” com o que viu.

Recém-empossada no cargo, Ana Abreu já conhecia a Incubadora do IPEN, que fica no prédio do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Cietec/USP), mas ainda não tinha tido a oportunidade de visitar os centros. O IPEN é uma autarquia gerida técnica e administrativamente pela CNEN/MCTI, mas é vinculada à SEDECTI, daí o interesse da segunda titular da pasta em conhecer melhor o Instituto e ampliar o diálogo com os gestores do IPEN.

"A visita foi extremamente positiva. A subsecretária Ana Abreu manifestou entusiasmo com a nossa produção de radiofármacos e deixou as portas abertas para qualquer necessidade que tenhamos. Ela ouviu nossas considerações no que diz respeito à Incubadora e a outras pautas, e vai relatar ao secretário [Márcio França], que deve vir aqui em breve”, afirmou Bressiani, referindo-se à reunião que se seguiu às visitas.

A desapropriação do terreno para o Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) foi um dos pontos de pauta da reunião. Segundo Bressiani, "o processo de desapropriação está sendo finalizado pelo Governo do Estado, enquanto que a gestão da comunicação e relacionamento com os futuros expropriados está sendo conduzida pela CNEN”. "Agora, caberá ao Estado a indenização, mas será necessário o ajuste do valor previsto inicialmente. E nós conversamos com a subsecretária sobre essa questão”, disse o superintendente.

A ampliação do número de representantes de seis para oito na composição do Conselho Superior do IPEN, com a inclusão de um representante dos servidores e outro do MCTI, bem como a indicação de novos membros também foram abordados na reunião. "O mandato dos membros atuais se encerra neste final de ano e é a SEDECTI que nomeia os conselheiros. Quanto às duas possíveis novas representações, deve acontecer por meio de decreto estadual, e nós pedimos agilidade no processo”, explicou Bressiani.

Do IPEN, também estiveram presentes os diretores Wilson Calvo (Administração), Linda Caldas (Segurança), Marcelo Linardi (Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino), Jair Mengatti (Produtos e Serviços) e do coordenador técnico do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), José Augusto Perrotta.

Eventos