Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisadora do IPEN está entre as 100 "inspiradoras" na área de cerâmica

A pesquisadora Eliana Navarro dos Santos Muccillo, do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CCTM/IPEN), foi selecionada para ter seu currículo incluído no livro Sucessfull Women Ceramic and Glass Scientists and Engineers: 100 Inspirational Profiles. A publicação apresenta uma lista de pesquisadoras mulheres na área de cerâmica, vidro e engenharia de instituições da América, Europa, Ásia e Oceania.

Com bacharelado e licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Eliana está entre as cinco pesquisadoras selecionadas na América, ao lado de outra brasileira, Ruth Kiminami, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e de representantes da Argentina e do Canadá (essa lista de cinco não inclui os Estados Unidos).

"Fiquei muito feliz, sobretudo porque a seleção foi feita baseada em trabalhos acadêmicos, não apenas publicações, mas também orientações e projetos. Além disso, saber que eu não sou a única brasileira entre as cinco selecionadas também me deixou bastante contente”, disse Eliana, referindo-se a Ruth Kimiami, que é engenheira de materiais pela UFSCar e doutora em Doktor-Ingenieur pela RWTHA Aachen University, Alemanha.

"Essa indicação mostra dois fatos relevantes para a casa: primeiro, pelo critério de seleção, que temos uma pesquisadora de ponta numa área específica, que projeta o nome do IPEN. Então, é uma satisfação muito grande receber essa indicação dentro do Instituto. E segundo, mostra o Brasil atuante numa área importante de materiais, no cenário mundial. É muito honroso pro IPEN tem uma pesquisadora nessa lista, com critérios bastante objetivos, mostrando a qualidade e a excelência das nossas pesquisas”, afirmou Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE).

Pesquisadora do IPEN desde 1976 e docente da pós-graduação da USP desde 1998, Eliana possui mais de 100 trabalhos publicados em periódicos internacionais indexados, duas patentes e um capítulo de livro. Orientou sete teses de doutorado e 13 dissertações de mestrado. Recebeu três prêmios por trabalhos científicos, sendo o último da American Ceramic Society, em 2015.

Além disso, é membro do conselho editorial da revista Cerâmica e coeditora de número especial do periódico Advanced Materials Research. Relatora de periódicos internacionais e de agências de fomento nacionais (FAPESP, CNPq e Capes) e internacional (National Science Foundation). Eliana integra o Laboratório de Eletrocerâmica e, no período de 2009 até 2013, foi gerente adjunto do CCTM/IPEN.

O livro 

A publicação contempla 50 pesquisadoras dos Estados Unidos, 45 da Europa, Ásia e Austrália e as cinco do Canadá e América Latina. Compilada e editada pela pesquisadora estadunidense Lynnette Madsen, da Svedberg Science, foi lançado no simpósioAdvances in Ceramics, Glasses, and Composites by Women, their Mentors and their Mentees,organizado por Madsen e pelo professor Gary Messing, da Penn State University (EUA), no congresso "Materials Science and Technology 2015" da American Ceramic Society, em Ohio, Estados Unidos, que ocorreu de 4 a 8 de outubro.

Na ocasião, a professora Eliana Muccillo ministrou a palestra intitulada "Understanding the Sintering Process of Ceramic Solid Electrolytes: Doped Ceria, a Case Study”, em que abordou o processo de sintetização de eletrólitos sólidos cerâmicos.

A lista de pesquisadoras leva em consideração suas afiliações, pontos de contato, publicações em periódicos, apresentando uma breve biografia, destaques dos sucessos na carreira e fotos. O livro é uma forma de inspiração para a próxima geração de cientistas e engenheiras. A versão online pode ser acessada clicando aqui.

Filiação ao CDMF

IPEN e UFSCar são participantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovaçãoe Difusão(CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).OCentro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrandouma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (UNESP), USP, UFSCar e IPEN.

------

ACI-IPEN, com informações do CDMF.

Eventos