Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Instituto alemão HZB visita IPEN/CNEN para futura cooperação com o RMB

Uma comitiva do Helmholtz-Zentrum Berlin (HZB) esteve no IPEN, nos dias 23 e 24, para uma visita com a finalidade de alinhavar uma cooperação internacional na área de utilização de feixes de nêutrons, no âmbito do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A ideia é possibilitar a pesquisadores e estudantes brasileiros a realização de 
estágios e treinamentos no instituto alemão, que é uma referência mundial no uso de feixe de nêutrons.

De acordo com José Augusto Perrotta, coordenador técnico do Projeto RMB, a CNEN foi convidada para um workshop a ser realizado pelo HZB no mês de outubro voltado ao uso dos equipamentos com feixes de nêutrons. "Temos todo o interesse porque um dos itens do RMB é um laboratório com feixes de nêutrons. O HZB utiliza bastante seu laboratório de feixe de nêutrons na área de caracterização de materiais, e eles estão dispostos a repassar os seus conhecimentos, uma vez que pretendem parar as atividades do reator a partir de 2020”, explicou Perrotta, referindo-se ao Reator Nuclear BER-II, que será descomissionado a partir de 2020.

É que o HZB opera duas instalações científicas de grande porte para as pesquisas sobre a estrutura da matéria: o BER-II, reator de 10MW de potência, para experimentos usando nêutrons, e o Laboratório BESSY-II de luz sincrotron. Como o reator será desativado, o Instituto está oferecendo, em nível mundial, seus equipamentos para quem tem ou vai ter reator de pesquisa e tem interesse em recebê-los. Alguns serão doados, outros, com características mais específicas, deverão ser vendidos.

"A posição deles é de não só fazer essas cooperações para quem desejar seus equipamentos, mas também de fazer cooperação para transferência de conhecimento, que particularmente é o nosso caso, porque a fase de projeto do RMB não coincide muito bem com a fase de descomissionamento deles. No workshop de outubro, teremos a oportunidade de conhecer e de aprender sobre esses equipamentos de feixes de nêutrons”, ressaltou Perrotta.

Interesse acadêmico

"Eles estão oferendo o tempo de uso do Reator BER-II enquanto ele funcionar, até 2019, no caso. Eles têm feixes de nêutrons que estão oferecendo – de graça – para pesquisa e treinamento. E é claro que isso interessou muito ao RMB, levar as pessoas envolvidas no projeto para conhecer o reator, tem a fonte fria de nêutrons, que é outra facility que teremos aqui, eles vão oferecer cursos, experimentos, testes, ou seja, treinar todo o pessoal já na aplicação da área de P&D que o RMB terá. Isso é uma oportunidade rara, única e gratuita, que o IPEN vai abraçar”, destacou o diretor Marcelo Linardi.

Segundo ele, paralelamente à oferta ao RMB, o Instituto alemão ofereceu ao IPEN fazer interações acadêmicas, voltadas para supervisão de pos-doc, coorientação de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear (IPEN/USP). "Isso nos interessa muito porque algumas técnicas de difração de nêutrons de baixo ângulo, por exemplo, são muito interessantes para a caracterização de materiais. Então, independentemente da ação do RMB, teremos uma ação paralela na parte acadêmica”, acrescentou Linardi, afirmando que a visita foi muito "positiva”.

Programa

A comitiva do HZB, composta por Prof.Dr.Anke Kaysser-Pyzalla (diretora científica), Thomas Frederking, (diretor executivo), e Ulrike Behrns (assessora) foi recebida no IPEN pelo superintendente José Carlos Bressiani, o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE), Marcelo Linardi), o gerente do Centro do Reator de Pesquisas (CRPq), Frederico Genezini, além de José Augusto Perrotta Coordenador Técnico do RMB e do presidente da CNEN, Ângelo Fernando Padilha. 

Durante a manhã do dia 23, foram feitas apresentações sobre o IPEN, a CNEN, sobre o Projeto RMB e o próprio HZB. À tarde, o grupo visitou o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), em Campinas. No dia 24, pela manhã, a comitiva do HZB apresentou a proposta de descomissionamento do Reator BER-II e foram discutidas as perspectivas de mútua cooperação. Ao final, o grupo visitou o Reator de Pesquisas do IPEN, IEA-R1. À tarde, a comitiva retornou à Alemanha.

Eventos