Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisador Nilson Dias é eleito Membro Titular da ACIESP

O físico Nilson Dias Vieira Junior, pesquisador do IPEN e ex-superintendente, foi eleito Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo - ACIESP, na modalidade Física, no ano de 2015. Ele se junta a outros quatro pesquisadores do Instituto que receberam a honraria: Linda V. E. Caldas, também em Física, Mitiko Saiki e Marina B. A.Vasconcellos, na modalidade Química, e Spero Penha Morato, em Ciências Aplicadas.

"Sinto-me honrado por ter sido lembrado e eleito para ser Membro Titular desta distinta academia. Gostaria de dividir esta honraria com o IPEN, local que escolhi para construir minha vida científica, e agradecer aos colegas que me apoiaram durante esta trajetória”, declarou Nilson, que coordena o Laboratório Tabletop-Terawatt Lasers, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA-IPEN).

Para Mitiko Saiki, do Centro do Reator de Pesquisas (CRPq-IPEN), compartilhar essa honraria com mais um colega do IPEN é motivo de orgulho para a instituição. "Dr. Nilson sempre se dedicou muito às suas pesquisas e também ao Instituto, como superintendente. Fico muito contente que ele tenha sido eleito, ele é merecedor, o IPEN deve se orgulhar. Deve ter sido uma surpresa para ele, como foi para mim, na época”, afirmou a pesquisadora, eleita em 2012.

"A indicação de mais um membro do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares para integrar a Academia de Ciências do Estado de São Paulo é gratificante para o pesquisador, por ser um importante reconhecimento da sua vida profissional. Além de certamente ser também uma honra para o IPEN e todos os seus colegas de trabalho”, salientou José Carlos Bressiani, superintendente do Instituto.

Como funciona

Os candidatos devem ser indicados por pelo menos dois membros Titulares, e a indicação pode ser feita em documento acompanhado do currículo do candidato ou, preferencialmente, deve ser apontado o endereço de seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq, acompanhado de uma breve justificativa da escolha daquele pesquisador.

Ainda de acordo com o Regulamento, deve constar no documento a área da ACIESP a que pertencerá o candidato, se for eleito, sua afiliação acadêmica e a categoria a que pertencerá (Membro Titular ou Associado). Encerrado o prazo para as indicações, que deve durar um mínimo de três meses, o presidente e o diretor Executivo da ACIESP organizarão a lista de indicados conforme suas áreas de atuação.

Votação

Na etapa seguinte, o Conselho Diretor indicará uma comissão "ad hoc", que examinará os currículos e organizará a lista dos indicados que serão submetidos à votação, inicialmente pelos membros Titulares. Os que obtêm de seus pares 50% dos votos mais um serão considerados "aprovados” e passarão pela votação de um colégio eleitoral formado por todos membros Titulares, independentemente de suas áreas.

Os eleitos serão notificados e deverão manifestar por escrito a sua aceitação e a sua ciência do Estatuto da ACIESP. Para conhecer os demais Membros Titulares eleitos neste ano, basta acessar o Portal ACIESP.

------------

Ana Paula Freire, Jornalista MTb 172/AM,
da Assessoria de Comunicação Institucional

Eventos