Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Alunos do CQMA/IPEN ganham Menção Honrosa em evento internacional

Os alunos Raquel Reis Alcântara, do mestrado em Tecnologia Nuclear, e Rodrigo Alves Heleno, de iniciação científica, que realizam pesquisas no Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA/IPEN), foram agraciados com a Menção Especial no 5th International on Advances in Cleaner Production, realizado em São Paulo, no período de 20 a 22 de maio.

Orientados pela pesquisadora Denise Alves Fungaro, Raquel apresentou o trabalho "Adsorption of Rhodamine B Dye from Aqueous Solution by Surfactant Modificed Zeolite from Coal Bottom Ash” ("Adsorção do corante Rodamina B de soluções aquosas por zeólita sintética de cinzas pesadas de carvão”), sobre o aproveitamento de cinzas de carvão da geração termelétrica para tratamento de efluentes contaminados com corantes.

"O trabalho parte da premissa que a primeira forma de controle da poluição é a racionalização da exploração de recursos minerais, e, já que o carvão fóssil é o energético não-renovável mais abundante no país, torna-se necessário um esforço para otimizar o seu uso e torná-lo compatível com a preservação do meio ambiente”, explica Raquel.

Nesse cenário, salienta Raquel, as pesquisas de uso e controle ambiental para os coprodutos da queima do carvão, principalmente as cinzas, assumem importância fundamental. Segundo ela, a primeira etapa da pesquisa consistiu no desenvolvimento do processo otimizado da transformação das cinzas de carvão em material zeolítico, considerado um produto de valor agregado por apresentar pelo menos 20 aplicações em vários ramos de atividade.

A segunda etapa foi direcionada à avaliação do uso da zeólita sintetizada a partir de cinzas de carvão como material adsorvente de baixo custo na remoção de corantes em água. "O projeto é uma contribuição no sentido de mitigar o impacto ambiental causado pela atividade carbonífera desenvolvida do Brasil”, destaca Raquel.

A pesquisa também contribui com o estudo sobre a minimização de danos que a continuidade da emissão de efluentes contaminados com corantes pode causar ao meio ambiente aquático, além de fornecer alternativas para o gerenciamento e reuso da água em atividades industriais. Apesar da indiscutível relevância do estudo, Raquel se disse surpresa com a Menção Honrosa.

"O trabalho foi apresentado no Workshop com o intuito de divulgar a linha de pesquisa que está sendo desenvolvida pelo grupo liderado pela Dra. Denise Alves Fungaro. A apresentação no evento tinha como principal objetivo trocar experiências e informações com outros pesquisadores desse campo, aprimorar o desenvolvimento da pesquisa e, eventualmente, estabelecer parceiras. Eu não esperava a menção honrosa, mas foi muito gratificante receber a premiação, pois esta representa o reconhecimento da dedicação despendida e da qualidade deste projeto pela comunidade científica fora do IPEN”, conclui.

Trabalho em equipe

Rodrigo Alves Heleno é estudante de Fármacia & Bioquímica, nas Faculdades Oswaldo Cruz. Ele recebeu "Menção Honrosa” pelo trabalho "Comparative Study of Methods for the Synthesis of Silica Gel from Biomass Residue Ash of Sugarcane” ("Estudo comparativo de métodos para síntese de sílica gel a partir das cinzas de resíduo de biomassa da cana-de-açúcar”).

Em seu trabalho, Rodrigo avalia três métodos de síntese de sílica gel a partir das cinzas residuais da queima do bagaço da cana-de-açúcar, a fim de verificar qual produziria mais sílica gel em menor tempo, e qual apresenta técnicas mais reprodutíveis, baratas e aplicáveis na indústria. "A finalidade é promover a consciência sustentável destas e atribuir aplicabilidade a um resíduo antes aterrado e descartado, diminuindo assim impactos ambientais e produzindo produtos de valor agregado”, explica.

Como Raquel, o estudante também foi surpreendido pelo destaque ao seu trabalho. "Não imaginava que estaria entre as menções. O trabalho está muito bom e a apresentação foi muito bem feita. Ambos geraram entusiasmo nos avaliadores com as possibilidades que dele surgem, mas mesmo assim não imaginei que eles gostaram tanto ao ponto de atribuir uma menção a mim”, afirma.

Para Rodrigo, a Menção Honrosa representa recompensa, "acima de tudo”. "Tanto para mim, quanto para minha orientadora e colaboradores, porque muito esforço fora aplicado na realização da pesquisa e muitos problemas superados. O companheirismo da equipe foi fundamental, sem dúvida alguma. Então, para todos é uma conquista, e para mim é um estímulo para continuar na área de pesquisa, na qual pretendo seguir carreira, já que uma menção é a valorização do trabalho desenvolvido e isso é muito gratificante para mim”.

A pesquisadora Denise Alves Fungaro tem um histórico de premiações pessoais e para seus alunos. Entre eles, o 1o Prêmio Enfil de Inovação em Tecnologia Ambiental, Enfil S/ASoluções Ambientais (2013), o Prêmio FIEMA, Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (2008), o Prêmio Internacional da Água e da Ciência do Simpósio de Água de Cannes (França), UNESCO; Cidade de Cannes; Universidade das Nações Unidas e Univeridade de Nice Sophia Antipolis (2006) e o Prêmio Fernando Cervino Lopes- Novas Técnicas de Reciclagem, Sindicato dos Profissionais da Química do Estado de São Paulo (2005).

------

Ana Paula Freire, da Assessoria de Comunicação Institucional

Eventos