Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN realiza primeira feira de tecnologia para empresários

As tecnologias desenvolvidas nos laboratórios do IPEN, em diferentes áreas do conhecimento, serão apresentadas ao setor empresarial e à sociedade em geral na "Feira Tecnológica IPEN”, cuja primeira edição será no próximo dia 22, durante todo o dia, a partir das 9, com a mostra de processos e produtos oriundos de pesquisas do Centro de Biotecnologia (CB). Doze empresas já confirmaram presença, e a expectativa é de consolidar novas parcerias entre o Instituto e o setor produtivo industrial.

"Esse é o nosso principal objetivo: levar as nossas tecnologias ao conhecimento da sociedade, especificamente o setor industrial, para promover parcerias com aqueles que queiram investir no desenvolvimento tecnológico e atualizar seus produtos e ou processos”, afirma Anderson Zanardi de Freitas, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IPEN, responsável pelo evento. Para isso, pesquisadores farão suas apresentações sobre as tecnologias e depois estarão disponíveis para visitas em seus laboratórios.

"Em seguida, havendo interesse por alguma tecnologia, será realizada uma rodada de negociação entre um representante da empresa e o IPEN, para tratar dos aspectos formais que envolvem a parceria e a transferência de tecnologia”, acrescenta Anderson. Na abertura, ele fará uma breve apresentação do NIT, seguida de uma explanação sobre parcerias e transferência de tecnologia com o IPEN e outra sobre oportunidades de apoio financeiro para inovação. A programação segue com pesquisadores abordando as tecnologias, propriamente ditas.

De acordo com o cronograma, as apresentações serão as seguintes: "Vetor plasmidial para expressão de proteínas heterólogas em Escherichia coli”, por Carlos Soares; "Prolactina de camundongo recombinante: um modelo para novas proteínas de interesse veterinário/farmacêutico”, por Miriam Suzuki; "Produção de proteínas recombinantes em E. coli: renaturação a partir de corpos de inclusão”, por Ligia Morganti; "Proteína de fusão endostatina-BAX com efeito antitumoral”, por Ligia Morganti; e "Processo de síntese e produção de hormônios hipofisários humanos e animais”, por Paolo Bartolini.

"Realizar transferência de tecnologia para o setor produtivo é de extrema importância, é uma forma de retornar à sociedade o investimento feito pelo governo, afinal, se a empresa é mais competitiva com produtos de alta tecnologia em seu portfólio, sua receita pode aumentar gerando mais impostos e novas frentes de trabalho especializado”, destaca Anderson, adiantando que a segunda edição da "Feira Tecnológica IPEN” será no dia 11 de agosto, com tecnologias desenvolvidas no Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA).

Para este primeiro, as empresas que confirmaram presença são Rheabiotech, Grupo Centroflora, Bioxen Pesquisa e Desenvolvimento em Medicina Veterinária, Sowup, Dnapta Biotecnologia, Inprenha Biotecnologia, Deoxi Biotecnologia, Cristalia, Eurofarma Laboratórios Chemyunion, Farmabase, Orygem, Fiesp e o Instituto Butantã. Interessados podem obter informações no e-mail nit@ipen.br.

A programação detalhada está disponível no link

https://sites.google.com/site/nitipensp/home/centro-de-biotecnologia

-------
Ana Paula Freire, Jornalista MTb 172/AM,
da Assessoria Institucional do IPEN

Eventos