Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Ipen tem novo diretor de Administração

Após 47 anos de Ipen, considerando o início da sua atuação ainda como bolsista, o engenheiro José Antonio Diaz Dieguez, que atualmente estava como diretor de Administração, anunciou o seu afastamento dessa função.

Em seu lugar, assume o também engenheiro Wilson Calvo, do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR). O comunicado oficial aos demais diretores e gerentes de centros foi feito nesta segunda-feira, 1, pelo superintendente José Carlos Bressiani.

Lamentando a perda de vários servidores especialmente nesse último ano, Bressiani destacou a competência e a dedicação de Dieguez ao Ipen, e agradeceu-lhe por tantos anos de trabalho sério e ético nas diversas funções que assumiu. "Estamos perdendo muita gente boa, ‘pessoas-chave’ em alguns setores, sem a devida reposição. A saída do Dieguez é certamente mais uma lacuna que fica no Ipen, mas estou certo de que ele vai continuar por aqui”.

De fato, Dieguez deixa o cargo, mas não se afastará em definitivo doIpen. "Vou ficar por aqui, colaborando com a equipe, fazendo essa transição de maneira tranquila com o Dr. Calvo. Apenas preciso diminuir o ritmo intenso de trabalho. Mas não vou embora, afinal, o Ipen sempre esteve em primeiro lugar na minha vida. Gostaria de agradecer a todos pela confiança, o apoio e a compreensão. E continuem contando comigo”.

Unanimidade –A escolha de Calvo para a Diretoria de Administração foi praticamente unânime entre os demais diretores, destacou Bressiani. "Eu havia pensado no Calvo e, quando consultei os diretores, todos convergiram para o nome dele. Foi uma escolha tranquila, e felizmente ele se dispôs a ajudar a gente. São estilos diferentes, mas tenho certeza de que, com sua experiência, Calvo tem muito a colaborar.

Para o novo diretor, contudo, a escolha foi uma surpresa. "O convite me surpreendeu, e, desde já, agradeço a confiança, pois substituir o Dieguez não é tarefa fácil. Mas, como ele disse, a transição tem sido muito boa. O importante é que o ritmo não seja prejudicado”, afirmou Calvo, acrescentando que o sucesso está em uma gestão integrada. "Temos que dar condições às áreas ‘meio’ para viabilizar com eficiência a atividade fim”.
Um grande desafio na administração de um instituto do porte do Ipen é lidar com a dificuldade de recursos, de acordo com Dieguez. Ele também destaca que é preciso haver respeito e confiança mútua entre os que estão em cargo de direção e os demais servidores, e também dedicação para atender as demandas da comunidade. "Quando eu assumia um compromisso com o servidor, esse compromisso passava a ser meu também”.

A seguir, uma breve entrevista com Dieguez:

Após quase cinco décadas de Ipen, período em que ocupou relevantes cargos, o senhor está se afastando. Como gostaria de ser lembrado?
Dieguez –Como um colega que contribuiu, com muito empenho e dedicação, para o sucesso e para as muitas transformações e realizações positivas doIpennestas quatro décadas, tanto do ponto de vista tecnológico, como acadêmico e administrativo.

Que mensagem o senhor deixa para os que ficam e para os que entrarão no Ipen?
Dieguez –Comprometimento com o permanente sucesso do Instituto onde, muito provavelmente, passarão toda a sua vida profissional (como eu).

E para o novo diretor, que conselho daria?
Dieguez –Trabalhar com dedicação e perseverança nas suas ações, confiança nos subordinados e respeito aos demais colegas do Instituto nas suas demandas, principalmente as administrativas.

Resuma, em uma ou duas palavras, a sensação neste momento de despedida.
Dieguez –Em uma, Feliz. Em duas, dever cumprido.

Eventos