Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Marcelo Linardi recebe homenagem da Unicamp

Em reconhecimento a sua relevante contribuição na pesquisa e na formação de pessoal, o professor Marcelo Linardi recebeu homenagem durante o 7º Workshop Internacional sobre Hidrogênio e Células a Combustível e 1º Seminário sobre Energia e Sustentabilidade (WICaC-SES), realizado nos dias 4 e 5 de novembro, na Universidade de Campinas (Unicamp).

Linardi, que atualmente é diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino no IPEN, também tem importante atuação no apoio à elaboração de programas governamentais e projetos visando o desenvolvimento nacional para inserção das tecnologias do hidrogênio e das células a combustível no Brasil.

A homenagem foi uma iniciativa do Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (CENEH) e do Laboratório de Hidrogênio (LH2) da Unicamp. "Sinto-me muito honrado e feliz com essa homenagem", disse Linardi.

Além dele, foram homenageados também o Professor Ennio Peres da Silva e o pesquisador Newton Pimenta Neves Junior, ambos da Unicamp, os professores Martin Schmal e Paulo Emilio Valadão de Miranda, da COPPE/UFRJ, Ernesto Rafael Gonzalez, da USP São Carlos, e Fabio Bellot Noronha, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A solenidade aconteceu no primeiro dia do evento.

O WICaC-SES atraiu pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação e norteou discussões no âmbito da utilização energética do hidrogênio e das células a combustível associada à eficiência, redução de impactos ambientais e à sustentabilidade no uso racional da energia.

Foram dois dias de palestras com profissionais renomados na área de hidrogênio e mudanças climáticas, sendo que, no segundo dia, foi oferecido um minicurso que tratou exclusivamente do tema mudanças climáticas.

*Com informações da Assessoria do Evento

Eventos