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Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

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Termina neste sábado curso de Tecnologia Nuclear promovido pelo CRPq/IPEN

Termina neste sábado, 21, o curso de extensão em Tecnologia Nuclear promovido pelo Centro do Reator de Pesquisas (CRPq) para graduandos e graduados em diversas áreas do conhecimento, com o objetivo principal de atrair potenciais interessados para a pós-graduação do Instituto.

Esta é a primeira vez que o CRPq realiza curso de extensão para esse público. O Centro já havia sido pioneiro na organização do projeto Escola Avançada de Energia Nuclear - EAEN (2008-2012), para estudantes de ensino médio, em parceria com outras unidades do IPEN.

Segundo os organizadores, os pesquisadores Renato Semmler e Paulo Sérgio Cardoso da Silva, além de atrair estudantes para a pós-graduação do IPEN, o curso ajuda a divulgar as aplicações benéficas da energia nuclear e, ao mesmo tempo, proporciona a capacitação didática dos servidores do CRPq por meio de atividades de ensino para esse público específico.

"Nossa ideia é estimular o interesse pela área nuclear através de várias atividades teóricas e práticas de física nuclear e aplicações da energia nuclear, que normalmente não fazem parte do conteúdo dos cursos de graduação desses estudantes. E eles terão a oportunidade de contato direto com cientistas em plena atividade em um dos maiores centros de pesquisas na área nuclear da América Latina, o IPEN”, afirmou Semmler.

Ciência na vida moderna
O curso teve início em 28 de fevereiro e se estendeu por quatro sábados consecutivos, sempre das 9h às 13h, no auditório Rômulo Ribeiro Pieroni. O panorama da energia nuclear no Brasil, noções de proteção radiológica, física de nêutrons e as pesquisas realizadas no Reator Nuclear de Pesquisas IEA-1 do IPEN foram alguns dos tópicos abordados.
 
"O curso também é uma forma de prestação de serviços à comunidade, uma vez que pretendemos divulgar a importância da atividade científica e a sua inserção na vida moderna, além de incentivar práticas de cidadania, ética e responsabilidade social”, acrescenou Paulo Sérgio.
 
Exemplo para outros Centros
As aulas foram programadas aos sábados para que os alunos que trabalham pudessem participar e também para não interferir no compromisso daqueles que estudam durante o dia. Inicialmente, seriam oferecidas 40 vagas, mas 162 candidatos se inscreveram. "Tivemos que encerrar as inscrições após duas semanas e resolvemos acolher todos os inscritos. Por isso as aulas no auditório do Instituto”, explicou Semmler. 

Inscreveram-se alunos graduandos e graduados nos cursos de física, física médica, química, engenharia química, biologia, ciências biológicas, biomedicina, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia de manufatura, engenharia mecânica, matemática, estatística, engenharia ambiental, entre outros, de diversas instituições.  O curso encerra-se no dia 21 de março. 

Ao todo, estão envolvidos 15 pesquisadores, dois supervisores de proteção radiológica, um tecnologista, quatro alunos de mestrado e cinco alunos de doutorado. A inciativa do CRPq divulga as pesquisas desenvolvidas e deve ser encampada por outras unidades do IPEN.

Iniciação Científica
A estudante Taís de Queiroz Batista, 18, do curso de Tecnologia em Radiologia, nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), disse que, a julgar pelo primeiro módulo, a experiência será bastante produtiva. Ela pretende desenvolver projeto de Iniciação Científica no IPEN, na área de detectores de radiação, sob a orientação da pesquisadora Maria da Conceição Costa Pereira, do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR/IPEN).

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