Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pint Of Science 2023: IPEN apresenta pesquisas em fotônica, novas energias e a mulher na ciência nuclear

Sucesso nas edições anteriores, sobre tecnologia nuclear e aplicações, Instituto amplia o escopo de sua participação no maior festival de divulgação científica do mundo.

Quatro pesquisadores representarão o IPEN no Festival Pint Of Science Brasil, nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 19h às 21h, no Bar Tatu Bola (R. Clodomiro Amazonas, 260 - Itaim Bibi). Denise Maria Zezell, do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP), Fábio Coral Fonseca, do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO), Valéria Mendes, egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde (MP-TRCS) e Gabrielly Moreira, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP (PPG-TN) serão os palestrantes.

O Pint of Science é um festival mundial de divulgação científica que leva pesquisadores a bares e restaurantes para compartilhar suas pesquisas, em todas as áreas do conhecimento. A ideia é promover conversas e debates acerca dos temas selecionados, de maneira descontraída e informal. Chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Tornou-se sucesso pela forma até então "inusitada” de falar sobre ciência. Em 2019, 85 cidades participaram, o que conferiu ao Brasil o status de maior promotor naquele ano. Nesta edição de 2023, serão 123 cidades em todo o país.

Esta é a quarta vez que o IPEN se faz presente do Pint Of Science, após as bem-sucedidas exposições em 2019, 2021 (virtual) e 2022. Em todas as participações anteriores, o tema foi tecnologia nuclear e aplicações (meio ambiente, saúde, alimentos e obras de arte). Na edição deste ano, o Instituto apresentará pesquisas em áreas correlatas. A coordenação e mediação das palestras fica a cargo da jornalista Ana Paula Freire, servidora na Assessoria de Comunicação. Desde o início, a presença do IPEN conta com o apoio da direção. "Divulgar as nossas pesquisas, mais do que necessário, é estratégico", afirma Isolda Costa, diretora substituta.

"Fotônica” na primeira noite
Denise Zezell e Valeria Mendes dividem o primeiro dia, com as palestras "Lasers na odontologia e medicina: sua saúde agradece!” e "Luz para dormir melhor: o uso do laser no tratamento da apneia do sono”, respectivamente. Zezell é presidente da Comissão de Pós-Graduação do MP-TRCS e Fellow (pesquisadora de alto nível) da Optica Foundation, principal fórum global para a ciência e tecnologia da luz. Mendes é dentista, foi aluna da primeira turma do MP-TRCS e vai falar na perspectiva de quem está no mercado de trabalho e busca qualificação de excelência em uma pós-graduação profissionalizante.

"Novas energias e mobilidade” na segunda noite
Fábio Coral Fonseca abordará o tema "Hidrogênio verde e amarelo e as novas energias no Brasil”, com ênfase nas pesquisas biocombustíveis e novas energias realizadas em seu Centro, desde que foi implementado o Programa Brasileiro de H2 e Células a Combustível, em 2002. Para o pesquisador, "o Brasil tem todas as condições de criar e consolidar o selo ‘Verde e Amarelo’”, considerando que pode explorar o potencial do etanol na economia do hidrogênio. Com ele, estará Felipe Barcellos e Silva, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), com a palestra "Emissões de CO2 e uso de energia: o que isso tem a ver com mobilidade urbana?".

"Gênero e divulgação científica” na última noite
Gabrielly Moreira vai mostrar que as mulheres podem e devem ocupar a ciência nuclear brasileira. O tema da palestra já é provocativo: "O universo nuclear é feminino desde sempre”, em clara alusão ao pioneirismo de Marie-Curie e os avanços que seus feitos científicos proporcionaram à área. E não dá para falar de ciência sem debater a o papel estratégico da divulgação. Com o tema "Da bancada ao jornalismo científico”, as pesquisadoras Graciele Almeida de Oliveira, da Fundação Carlos Chagas e RedeComCiência – RedeCom, e Ísis Nóbile Diniz, do IEMA, encerram o Pint Of Science no tatu Bola.

POS-Brasil em Sampa
O Pint Of Science retorna de maneira presencial e ocorre simultaneamente em sete bares da capital paulista: Cervejaria Nacional; Zuraffa; Tatu Bola; Van Been; Beer Rock Club; Beer&Belly; e Deep Bar 611. Na programação da cidade de São Paulo serão realizados 35 encontros durante os três dias, com palestras e rodas de conversa com mais de 40 cientistas, especialistas, mestrandos e doutorandos. Durante os encontros, as pessoas poderão conferir estudos e debater temas diversos relacionados à pesquisa, à inovação e à tecnologia no País. Não há inscrição, nem pagamentos de taxa, apenas o consumo nos bares.

SERVIÇO
O quê: Festival Pint Of Science Brasil
Quando: 22, 23 e 24, das 19h às 21h
Onde: Bar Tatu Bola (R. Clodomiro Amazonas, 260 - Itaim Bibi)

Eventos