Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN e INB fortalecem parceria para futuros projetos na área nuclear

Acordo de confidencialidade assinado entre as instituições foi o primeiro passo para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas em várias áreas relacionadas ao ciclo do combustível nuclear

O IPEN e a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizaram, na manhã de 17 de janeiro, uma cerimônia para assinatura de Acordo de Confidencialidade entre ambas as instituições. O objetivo é fortalecer a parceria existente com o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de Engenharia Nuclear, produção de elementos combustíveis, gestão de rejeitos radioativos e apoio ao projeto do Reator Multipropósito Brasileiro.

Participaram da cerimônia a diretora substituta do IPEN, Isolda Costa, o superintendente do Instituto, Wilson Calvo, o presidente da INB, Carlos Freire Moreira, o vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, diretor-presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL).

Nos pronunciamentos dos participantes da cerimônia o denominador comum foi o entusiasmo pelas pesquisas e atividades que a sinergia entre as instituições gerará para o Programa Nuclear Brasileiro.

Pelo IPEN, estiveram presentes Michelângelo Durazzo, do Centro do Combustível Nuclear (CECON); Marcelo Rocha, gerente do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG), Júlio Marumo, gerente do Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos (SEGRR); Maria Helena Sampa, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (SENIT), Patrícia da Silva Pagetti de Oliveira, coordenadora técnica do Projeto RMB e José Augusto Perrotta, Pesquisador Emérito do IPEN e atualmente colaborador voluntário no Projeto do RMB.

Representando a INB, além de seu presidente, compareceram César Gustavo Silveira da Costa e Edmundo de Aquino Ribeiro Filho, assessores; João da Silva Gonçalves, superintendente de Engenharia do Combustível; Márcio Adriano Coelho da Silva, diretor de Produção do Combustível Nuclear e Renato Vieira da Costa, da Diretoria de Produção do Combustível Nuclear.

Galeria de Imagens