Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Alunos de Pós-Graduação do IPEN-USP no CERN

Três alunos de doutorado e um estagiário de pós-doutorado que atuam no Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) estão realizando pesquisas no 'European Organization for Nuclear Research' (CERN), Suiça

Três estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação IPEN-USP e um estagiário de pós-doutorado, todos atuando no CERPQ-IPEN, estão no implantador ISOLDE do CERN para a realização de experimentos envolvendo medidas de interações hiperfinas em amostras de óxido de vanádio dopadas com Cádmio e óxidos multiferróicos.

Arnaldo Alves Miranda Filho, Bruno Santos Correa, Nicole Pereira de Lima, e o pós-doutorando Alexandre Pinho dos Santos Souza realizaram os experimentos no período de feixe de íons entre a última semana de outubro e primeira semana de novembro e irão permanecer no CERN até dia 17 de dezembro para montagem de equipamentos para futuros experimentos. O projeto sobre óxidos de vanádio (projeto CERN IS652) é liderado pelo IPEN com colaboração das Universidades de Essen e Gottingem da Alemanha e tem como objetivo investigar o comportamento da dopagem com Cádmio do pentóxido de Vanádio visando a produção de um eletrodo de alto desempenho para baterias de armazenamento de energia elétrica de fontes renováveis intermitentes como energia eólica e solar.

O projeto de investigação de multiferróicos (projeto CERN IS679) é coordenado pelo grupo da Universidade do Porto em Portugal e conta com a colaboração do IPEN, Universidades do Aveiro, Portugal e Essen, Alemanha. Materiais multiferróicos são essenciais para a armazenagem de dados e o presente projeto visa investigar em escala atômica as interações elétricas e magnéticas nestes compostos.

Os três alunos de doutorado são orientados pelo Dr. Artur Wilson Carbonari do laboratório de interações hiperfinas do CERPQ, IPEN, e o Dr Fredereico Antônio Genezini, gerente do Centro do Reator de Pesquisas (CERPQ) do IPEN é o supervisor de pós-doutorado de Souza.


Eventos