Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Estudantes de Instituto Militar de Engenharia visitam Centros de Pesquisa do IPEN-CNEN

Uma das atividades corriqueiras do IME, a visitação tem como objetivo apresentar aos alunos aspectos relacionados à parte prática dos conteúdos vistos em sala de aula

O IPEN-CNEN recebeu 31 visitantes do Instituto Militar de Engenharia (IME), entre professores e alunos, nos dias 18 e 19. Os mestrandos conheceram alguns dos Centros de Pesquisa do Instituto, como o de Engenharia Nuclear (CEENG), o de Tecnologia das Radiações (CETER) e o do Reator de Pesquisas (CRPQ), além da Gestão de Rejeitos Radioativos (SEGRR). A excursão faz parte de um programa de visitações proposto aos alunos do IME para que possam observar, na prática, os assuntos tratados em sala de aula.

A comitiva foi liderada pelo chefe da Seção de Engenharia Nuclear, coronel Avelino dos Santos, e pelo coordenador do curso de mestrado, Wallace Valory Nunes. Ambos entendem que a visita é muito proveitosa por servir de complemento aos estudos realizados.

No primeiro dia, a diretora substituta do IPEN-CNEN, Isolda Costa, recepcionou os visitantes no Espaço Cultural Marcello Damy, no prédio da Superintendência, onde acompanharam a exposição "O IPEN e sua História”. O pesquisador do CEENG, Antônio de Souza, fez uma apresentação introduzindo conceitos sobre o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), principal empreendimento do País para a área nuclear, cuja Coordenação Técnica está no Instituto.

O primeiro centro visitado pela comitiva foi o CEENG. O gerente, Marcelo da Silva Rocha, acompanhou a visita e fez uma apresentação sobre as instalações, pesquisadores e linhas de pesquisa desenvolvidas. Na sequência, Souza fez novamente uma explanação sobre o RMB, apresentando mais detalhes referentes ao empreendimento, e então os visitantes seguiram para conhecer o Reator IPEN/MB-01, localizado no próprio CEENG.

No segundo dia, o titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, Madison Almeida, fez questão de vir ao IPEN e recepcionou a comitiva, novamente no prédio da Superintendência, acompanhado de Isolda Costa. Almeida conduziu uma apresentação sobre o Instituto na Sala do Conselho Superior, mencionou os Centros de Pesquisa e projetos em curso, ressaltando os benefícios oferecidos à sociedade pela energia nuclear.

Na sequência, Costa fez apresentação sobre o programa de mestrado do Instituto e passou a palavra para o coronel Avelino dos Santos. O visitante destacou a grandiosidade do IPEN-CNEN e entregou a Costa, em nome do IME, um certificado com agradecimentos pela recepção.

No CETER, o gerente adjunto de Produtos e Serviços em Tecnologia das Radiações, Samir Somessari, conduziu a comitiva ao Acelerador de Elétrons. Pablo Vasquez foi quem apresentou o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60. Em visita ao CERPq, os integrantes do IME foram recepcionados por Alberto de Jesus Fernando, responsável pela operação do Reator IEA-R1, que lhes explicou sobre o funcionamento e os acompanhou pelas instalações. Por fim, o chefe substituto e tecnologista do SEGRR, Ricardo Nunes de Carvalho, e o gerente do setor, Julio Marumo, apresentaram o setor de Gestão dos Rejeitos Radioativos.

Conhecimento prático

Avelino considera os institutos da CNEN como um "forte parâmetro” de aprendizagem aos alunos e por isso considerou a visita como "muito proveitosa”. Segundo ele, o intuito é "demonstrar aos alunos, para além do banco escolar, o lado funcional das atividades desenvolvidas na área nuclear”. As expectativas – acrescentou – eram fortalecer o clico de aprendizagem dos alunos ao acompanharem de maneira prática os conteúdos vistos em sala de aula.

Wallace Nunes também avalia que a excursão aos Centros de Pesquisas é de grande importância para a formação dos mestrandos. Para ele, a possibilidade de os estudantes conhecerem as aplicações da engenharia nuclear favorece a formação por possibilitar vislumbrar a atuação e esclarecer sobre possíveis áreas de estudo para desenvolvimento da dissertação de mestrado.

Sobre o IME: Instituição de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), o IME é responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica. Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. Pelo ensino e pela pesquisa, também é importante ator para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

-----

Leonardo Novaes, estagiário
(com supervisão)

Galeria de Imagens

Eventos