Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

CNEN publica Relatório de Gestão de 2021

Com o objetivo de apresentar suas realizações e prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle interno e externo, a CNEN publicou ontem, 31/03, seu Relatório de Gestão 2021. O documento apresenta as principais ações, projetos e resultados do ano passado.

Apesar da continuidade dos efeitos da pandemia de covid-19 e das dificuldades frente à necessidade de reposição de recursos humanos e financeiros, a CNEN obteve um bom nível de atendimento às ações do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) – que objetiva modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública, direta, autárquica e fundacional. Conforme consta do documento, é possível identificar um incremento de outro indicador, o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (principal indicador de monitoramento da governança e gestão pública).


O Relatório também demonstra que diversos órgãos internos de planejamento e controle foram aprimorados, tais como os de gestão de riscos e integridade, além do aumento do número de atendimentos por meio dos canais de interação com a sociedade.


No que tange à regulação e controle de instalações nucleares no Brasil, foi possível observar um aumento das instalações nucleares e radiativas controladas pela CNEN entre 2018 e 2021, com o consequente incremento da atuação da área regulatória da Autarquia.


O Relatório de Gestão CNEN 2021 detalha ainda as ações no campo da pesquisa e desenvolvimento nuclear tais como a produção de radiofármacos, capacitação de recursos humanos, avanço do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro, do Laboratório de Fusão Nuclear e do Centro Nacional de Tecnologia Nuclear e Ambiental.


Destaca-se ainda, no documento, a promulgação da lei nº 14.222, de criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), em 2021, através do desmembramento da CNEN: a regulação passa a ser competência da ANSN e a pesquisa e o desenvolvimento continuam sob responsabilidade da CNEN.


Conheça mais sobre o trabalho realizado pelos servidores e colaboradores da CNEN e seus resultados acessando o Relatório de Gestão do Exercício de 2021

https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/relatorios-de-gestao.

Eventos