Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN-CNEN realizou o III Workshop do Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde

O primeiro evento presencial do IPEN-CNEN contou com o encontro dos alunos das turmas 1 e 2 do curso e teve palestra e apresentação de pôsteres

A terceira edição do Workshop do Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde realizou-se na tarde de 8 de dezembro de 2021, no saguão do Centro de Ensino do IPEN. O evento contou em sua cerimônia de abertura com a participação do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Madison Coelho de Almeida, o superintendente do IPEN, Wilson Aparecido Parejo Calvo e da diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN-CNEN, Isolda Costa. 

A condução do evento foi realizada pela coordenadora do Curso de Mestrado Profissional e pesquisadora do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do Instituto Denise Zezell. Em seguida, o professor Roberto Sakuraba, coordenador da FM Radioterapia, Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan – Daycoval – SIBIBAE Hospital Albert Einstein, proferiu a palestra "Estado da Arte da Radioterapia na Medicina Nuclear”. Sakuraba é aluno egresso do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP.

Os trabalhos dos alunos das Turmas 1 e 2 do Mestrado Profissional foram apresentados na forma de pôster no saguão do prédio de Ensino avaliados por uma comissão de professores. Ao final, foram anunciados os vencedores.

Henrique Viccari Cabete, orientado pelo Prof. Dr. Renato Semmler e co-orientado pelo Prof. Dr. Orlando Rodrigues Junior, obteve o primeiro lugar com o pôster "Avaliação da razão contraste-ruído em mamógrafos”. A segunda colocação foi para Gabriela Scalco Munro, orientada pelo Prof. Dr. Orlando Rodrigues Junior com o pôster "Manual de boas práticas em cultura de segurança nos serviços de radioterapia no Brasil”. O pôster intitulado "Análise de acerto de tratamento para pacientes com diagnóstico de câncer de próstata em primeira recidiva bioquímica submetido ao (68Ga) PSMA-PET-CT”, apresentado por Márcia Maria Diniz Pontes Paiva, orientada pela Dra. Lorena Pozzo, ficou com a terceira colocação.

Visitas aos Centros de Pesquisa

Antecedendo o Workshop, durante a manhã, as duas turmas tiveram a oportunidade de visitarem as instalações dos Centros do Reator de Pesquisa (CERPQ) e de Radiofarmácia (CECRF).

Galeria de Imagens