Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Representantes do SIPRON visitam o IPEN-CNEN

O encontro foi importante para fornecimento de informações sobre as atividades e instalações do Instituto e incrementar a formação dos participantes do SIPRON

O IPEN-CNEN recebeu a visita de 18 representantes do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República em 21 de setembro de 2021. A comitiva, liderada pelo Capitão de Fragata Alexandre Souza de Aguiar, coordenador de Emergência Nuclear, foi recepcionada no Espaço Cultural Marcello Damy pelo diretor do Instituto, Wilson Aparecido Parejo Calvo. O coordenador do empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), José Augusto Perrotta também participou do encontro. Diante da maquete existente na exposição permanente "O IPEN e sua História”, Perrotta esclareceu os visitantes sobre os objetivos e demais detalhes do empreendimento que será construído na região de Iperó, SP.

O coordenador de Segurança do IPEN, Demerval Leônidas Rodrigues, acompanhou a comitiva nas visitas técnicas aos centros de pesquisa do Instituto. O primeiro local a ser visitado foi o Centro do Reator de Pesquisas (CERPQ), em que o grupo foi recebido por Frederico Genezini, gerente do Centro, e pelo pesquisador José Roberto Berretta.

Em seguida, os visitantes conheceram as instalações do Centro de Radiofarmácia (CECRF) local em que foram recebidos por Emerson Bernardes, gerente do Centro, e pelo pesquisador Luiz Alberto Pereira Dias, que apresentou a linha de radiofármacos produzidos pelo Instituto e as celas para processamento.

O último local a ser visitado foi o Cetro de Tecnologia das Radiações (CETER). Na ocasião, Carlos Alberto Zeituni, gerente do Centro, recepcionou a comitiva e os apresentou ao pesquisador Samir Somessari que a levou às instalações dos aceleradores de elétrons utilizados para pesquisa e aplicações da radiação ionizante para a indústria. O pesquisador Pablo Vasquez, responsável pela instalação do Irradiador Multipropósito, esclareceu sobre as de atividades da área para irradiação de alimentos e preservação de patrimômio histórico, entre outras possibilidades.

A visita se encerrou no hall do bloco A local em que o diretor, Wilson Calvo se despediu do grupo colocando-se à disposição para novas visitas ou troca de informações.

Galeria de Imagens