Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisador do IPEN/CNEN participa de evento da AIEA sobre técnicas nucleares para preservação de patrimônio cultural

Pablo Vásquez, do Ceter, coordena pesquisas e serviços realizados no Instituto com a técnica denominada ionização gama para a preservação de objetos tangíveis de valor cultural

O pesquisador Pablo Vásquez, do Centro de Tecnologia das Radiações (Ceter) do IPEN/CNEN, será um dos palestrantes principais do 65th IAEA General Conference Side Event "Atoms for Heritage", no próximo dia 22 (quarta-feira), a partir das 7h30 (Brasília). Único brasileiro no seleto grupo de convidados para apresentações, Vasquez orienta pesquisas na área de aplicações da tecnologia nuclear, com foco especial na preservação e desinfestação de obras e acervos culturais.

Trata-se de um evento paralelo da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA (IAEA, da sigla em inglês) que apresentará estudos de caso em que as técnicas nucleares desempenham um papel proeminente na caracterização e preservação de objetos de patrimônio cultural. Najat Mokhtar, subdiretora geral da AIEA e chefe do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações fará a abertura.

Também serão palestrantes principais Dina Atwa, do Grande Museu Egípcio (Egito), Geraldine Jacobsen, da Organização Australiana de Ciência e Tecnologia Nuclear (Austrália), Hassan AbdEl-Rehim, do Centro Nacional de Pesquisa e Tecnologia de Radiação (Egito), Łukasz Kownacki, do Museu Nacional de Varsóvia (Polônia), além de Vasquez.

A AIEA tem dado suporte a pesquisas na área por entender que "preservar nosso patrimônio cultural é crucial para compreender nossa própria identidade, bem como a história, os costumes e o conhecimento de outras culturas. Nesse sentido, também contribui para a construção da paz e o desenvolvimento”.

As técnicas nucleares têm sido aplicadas há muitos anos para tratar uma variedade de objetos preciosos de valor cultural e, ao contrário de outros métodos, não são destrutivos. Isso significa que não deixam rastros no objeto tratado nem causam danos. Além disso, essas técnicas são rápidas, precisas e ecológicas.

O IPEN/CNEN desenvolve pesquisas e também oferece serviços da técnica denominada ionização gama para a preservação de objetos tangíveis de valor cultural, sejam livros, pinturas, plantas arquitetônicas ou esculturas. Entre os principais acervos tratados com a ionização gama no Instituto, estão 1500 obras doadas para o Museu Oscar Niemayer -MON de Curitiba pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY).

O acervo está composto por máscaras, estatuetas, potes, vasos, pequenas mesas e outros objetos confeccionados em madeira, todos das artes tradicionais africanas produzidas na África Central –República Democrática do Congo, Angola e Camarões – a maioria é originária da África Ocidental, principalmente da Costa do Marfim, Nigéria, Mali e Gana.

"Neste acervo, foram aplicados protocolos de Boas Práticas para Descontaminação de Acervos com a Ionização Gama, desenvolvidos no IPEN, que abrangem diversos procedimentos relativos ao preparo e embalagem de materiais de valor cultural antes do processamento por radiação, transporte especializado, descontaminação com a radiação ionizante e procedimentos após o processamento como são a higienização e o restauro”, afirma Vasquez.

Os objetos mais destacados deste acervo podem ser admirados na exposição do MON denominada "África- Expressões Artísticas de um Continente”, na Sala 04, até o dia 31 de dezembro, ou mediante a visita virtual à exposição virtual "África- Mãe de Todos Nós” neste site.

"O patrimônio cultural é o legado de artefatos físicos e atributos intangíveis de um grupo ou sociedade que são herdados de gerações anteriores e mantidos e restaurados para o benefício das gerações presentes e futuras”, diz Aleksandra Peeva, da Divisão de Ciências Físicas e Químicas do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações da AIEA.


Eventos