Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Ewa Wanda Cybulska, pioneira da física nuclear, faleceu em São Paulo

Cybulska faleceu em 22 de maio, aos 91 anos, após uma vida dedicada à ciência e ao ensino. Sua participação foi determinante na instalação do primeiro reator nuclear de pesquisa no País, o Reator IEA-R1, localizado no IPEN e em operação desde 1957

Ewa Wanda Cybulska nasceu em Varsóvia, Polônia, em 9 de novembro de 1929. Durante a II Guerra Mundial, migra para a Inglaterra e, em 1947, chega ao Brasil com sua família. Forma-se bacharel em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Faculdade de São Paulo (FFCL/USP) em 1954. Atuou com uma geração brilhante de físicos: César Lattes, Giuseppe Occhialini, Gleb Wataghin, Marcello Damy de Souza Santos, Mário Schenberg e Oscar Sala.

Com Marcello Damy de Souza Santos, um dos fundadores do IPEN, participou ativamente na instalação do reator IEA-R1, cuja primeira operação ocorreu em 16 de setembro de 1957, um ano após o início de sua construção.

Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1958 e passa a trabalhar no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). De volta à São Paulo, inicia a carreira no Instituto de Física da USP em 1968 como professora assistente.

Nos anos 1970, concluiu o Mestrado e Doutorado com pesquisas relacionadas ao acelerador de partículas Pelletron, do Departamento de Física Nuclear do IFUSP e com reações nucleares e espectroscopia gama.

Cybulska também teve forte atuação na área de divulgação científica. Também participou da SBF (Sociedade Brasileira de Física) e ADUSP (Associação de Docentes da USP).

Eventos