Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Ações de prevenção e segurança dos servidores do IPEN/CNEN na pandemia serão apresentadas em Live

Instituto está seguindo as recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e os Protocolos Sanitários dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Todas as medidas preventivas que o IPEN/CNEN vem adotando em relação à pandemia da Covid-19, desde que a quarentena foi decretada, em 17 de março, serão apresentadas na terça-feira, 15, a partir das 14h, na Live "Controle da Covid-19 no IPEN/CNEN”, com participação de Glacy Sabra Vieira e Edson Rolim, respectivamente médica do trabalho e chefe do Serviço de Assistência à Saúde do Instituto.

Desde julho, servidores e colaboradores vêm sendo testados regularmente, dentre outras ações. A testagem mais recente ocorreu no início deste mês de dezembro, nos dias 7 e 8, para cerca de 100 trabalhadores que atuam na produção de radiofármacos. Nesses quase nove meses de pandemia, foram confirmados apenas 14 casos no IPEN/CNEN, sendo cinco registrados nos últimos 30 dias.

"Estamos fazendo tudo o que está previsto pela ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] e pelos Protocolos Sanitários dos Governos Federal, Estadual e Municipal”, afirmou Edson Rolim. Segundo ele, serão realizadas testagens com frequência de 15 a 20 dias para os servidores da produção do Centro de Radiofarmácia (CECRF), considerando que houve um aumento de casos em São Paulo.

Ainda de acordo com Rolim, o IPEN/CNEN contratoupara os testeso laboratórioBrasil Medicina Ocupacional,quefaz o exameanual dos servidores. Desde o início da pandemia da Covid-19, o Instituto vem buscando profissionalizar suas ações. Em junho, articulou parceria com Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar e, nos dias 26 e 27 daquele mês, 18 fuzileiros navais foram avaliar os procedimentos adotados até então.

"Eles também orientaram os colaboradores terceirizados quanto às medidas de segurança dos servidores que viessem a ingressar no IPEN/CNEN a partir de 1 de julho, quando se iniciou o retorno gradual das atividades”, explicou Rolim. Na sua avaliação, o número de infectados e recuperados – não houve um único óbito – pode atestar a eficácia das ações adotadas desde março. "Estamos fazendo a nossa parte, sempre com o apoio da direção da casa”, acrescentou.

"A testagem integra o conjunto de procedimentos adotados no IPEN/CNEN desde o início da pandemia, visando a saúde, a segurança e o bem-estar dos nossos servidores. Nossa conduta é baseada em medicina e ciência. A ideia da Live é que os servidores saibam tudo o que está sendo feito e é também uma oportunidade de tirarem suas dúvidas quanto aos procedimentos adotados”, reiterou o superintendente Wilson Calvo.

Link para transmissão da live na RNP:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/controle-da-covid-19-no-ipen

Eventos