Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN/CNEN recebe obras africanas de madeira para desinfestação no Irradiador Multipropósito de Co-60

Parte do acervo da CIJY, as peças foram tomadas por cupins e brocas e serão irradiadas no Instituto

O IPEN/CNEN recebeu cerca de 1.500 obras da Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) para desinfestação no Irradiador Multipropósito de Cobalto-60, do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER). São máscaras, estatuetas, potes, vasos, pequenas mesas e outros objetos confeccionados em madeira, todos das artes tradicionais africanas.

As peças foram atacadas por cupins e brocas, e serão desinfestadas por radiação gama. Elas chegaram ao IPEN/CNEN na terça-feira, 6, acondicionadas em caixas especiais para facilitar o processamento, que deve durar em torno de 15 dias, segundo o pesquisador Pablo Vásquez, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do CETER. 

O acervo de arte africana da CIJY é composto por obras tradicionais provenientes de vários pontos da África. Embora prevaleçam as peças produzidas na África Central – República Democrática do Congo, Angola e Camarões – a maioria é originária da África Ocidental, principalmente da Costa do Marfim, Nigéria, Mali e Gana. São máscaras, esculturas em madeira e bronze, joalheria, mobília e instrumentos musicais.

O IPEN/CNEN oferece serviço de desinfestação de obras de arte e de outros acervos culturais, por meio da irradiação, sem ônus para Instituições Culturais ou de Governos. A única contrapartida é a menção ao Instituto em materiais de divulgação. No caso da Coleção Ivani e Jorge Yunes, a parceria já existe há alguns anos, por intermédio da presidenta da CIJY, Beatriz Yunes Guarita.

Em junho de 2018, o pesquisador do CETER participou do "Bate-Papo: Tecnologia a favor da preservação de acervos artísticos”, promovida pela CIJY em parceria com o IPEN/CNEN e a Universidade de São Paulo (USP). O evento contou com a participação de Ana Carolina Delgado, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP) e que teve como moderador Fred Bertani (CIJY).

Na ocasião, Vásquez falou sobre as várias possibilidades da utilização de radiação ionizante para a preservação de acervos históricos e bem culturais e o trabalho realizado no irradiador Multipropósito do IPEN/CNEN.

Em outubro de 2019, o IPEN/CNEN realizou, com apoio da CIJY, o I Simpósio Internacional de Ionização Gama: Tecnologia para a Preservação de Acervos Culturais. O evento, gratuito, teve como objetivo divulgar a técnica de ionização gama para a preservação do patrimônio cultural. Foram apresentadas palestras, estudos de casos e pesquisas desenvolvidas no IPEN/CNEN.

Com mais de 300 participantes, o Simpósio contou com a presença de Laurent Cortella, do ARC-Nucléart, de Grenoble, França. "Nós conseguimos integrar todos os envolvidos nas atividades de conservação de acervos culturais com o conhecimento dos benefícios da aplicação da ionização gama, e também divulgamos o trabalho do IPEN”, disse Vásquez, à época.

A desinfestação por radiação ionizante proveniente de Cobalto-60 é uma das mais importantes atividades do IPEN/CNEN no campo das aplicações da tecnologia nuclear. Interessados nesse serviço devem solicitá-lo formalmente ao Instituto detalhando o tipo e a quantidade das obras, incluindo caixas e tamanhos, o problema (se é infestação por cupins, fungos etc.) e a importância do acervo (situação, doação etc.).

Coleção de coleções – Ivani e Jorge Yunes reuniram, ao longo de cinco décadas, uma das mais vastas e importantes coleções de arte existentes no Brasil. Seu interesse pela cultura, transmitido aos filhos e netos, inspira as iniciativas para a preservação, pesquisa e divulgação da CIJY, lideradas por sua filha Beatriz Yunes Guarita desde 2017. O núcleo mais importante da coleção é composto por telas europeias realizadas antes do início do século 20.

Eventos