Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Esclarecimentos sobre o uso de termômetros infravermelhos

Diante de notícias falsas e alarmistas, a boa informação que parte de fontes fidedignas é uma excelente defesa contra a disseminação do novo coronavírus. O IPEN, desde o início da decretação de pandemia por conta da COVID-19 não mede esforços para garantir a seus servidores e colaborares um ambiente em que a segurança sanitária é primordial. Assim, divulga informações sobre o uso de termômetros digitais infravermelhos em suas portarias.

Com relação ao uso seguro de termômetros infravermelhos, utilizados nas portarias e em determinados centros do Instituto, a médica do Trabalho, Dra. Glacy Sabra Vieira, da Coordenação de Segurança (COSEG) do IPEN, esclarece:

"Os termômetros infravermelhos vem sendo usados como estratégia para rastreamento de infecção pelo coronavírus em ambientes comerciais ou com fluxo de pessoas. Segundo o Inmetro, o uso do aparelho deve seguir as orientações do fabricante. De um modo geral, pode-se medir a temperatura na testa ou no pulso, mas a temperatura obtida pela medida na testa pode ser 0,8°C acima em relação àquela obtida do pulso ou da perna, daí a melhora da acuidade da medida obtida a partir da medição na testa. É importante ressaltar que o termômetro tem um sensor de temperatura e não emite raios infravermelhos. O distanciamento deve ser respeitado com o braço ereto e o aparelho deve estar a 90° da superfície que se vai medir. Possíveis erros de leitura podem ocorrer, relacionados à atividade física e à ingesta de comidas e bebidas. Sugere-se, portanto que minutos antes não haja ingestão de alimentos e bebidas.”

Orientações INMETRO

Termômetros de Mercúrio:

Dra. Glacy esclarece também sobre o uso de termômetros de mercúrio:

"Quanto ao termômetro de mercúrio, a Anvisa proibiu o seu uso desde 2017 por conta da toxicidade do mesmo à saúde e ao meio ambiente. Os equipamentos de saúde que utilizavam mercúrio como os termômetro e esfigmomanômetros de coluna de mercúrio foram proibidos. Envio em anexo a resolução da Anvisa.”

Proibição do uso de termômetros de mercúrio

Seguindo as orientações dos fabricantes do termômetro infravermelho e com o treinamento adequado realizado pelo Serviço de Assistência à Saúde (SEGAS) junto às equipes de segurança o Instituto estará utilizando uma estratégia adequada para combate ao novo coronavírus.

* Informação divulgada originalmente em 09/09/2020

Eventos