Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

CINE promove workshop on-line de avaliação de resultados na Divisão Conversão do Metano Para Produtos

Um dos objetivos, segundo Fabio Coral, é "debater com a comunidade CINE o atual cenário desafiador que enfrentamos"; Inscrições podem ser feitas até o dia 2 (terça-feira).

O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) Divisão 3 "Rota Sustentável para a Conversão de Metano com Tecnologias Químicas Avançadas - Conversão do Metano para Produtos – M2P” realiza nos dias 4, 5 e 8 de junho, o terceiro workshop interno on-line, com três sessões. As duas primeiras serão exclusivas para a equipe de pesquisa, e no dia 8, o evento será aberto, com apresentação de posters virtuais e uma mesa-redonda com os membros do comitê executivo do CINE. Interessdos podem se inscrever até esta terça-feira, 2, neste link.

Fapesp e Shell Brasil são as financiadoras desteCPE (Centro de Pesquisa em Engenharia), estimado em US$ 16,6 mi. Desse montante, cerca de US$ 5 mi serão coordenados pelo Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO), do IPEN. A divisão M2P é executada pelo IPEN e a Universidade Federal do ABC, com parceiros internacionais da Dinamarca, Alemanha, França, Estados Unidos e Portugal.

O pesquisador Fabio Coral Fonseca, do (CECCO/IPEN), pesquisador principaI (PI) do projeto (do inglês principal investigator), explica que o workshop já estava planejado antes da pandemia da Covid-19, e seria presencial. Em razão do isolamento, o evento será totalmente on-line e abrangerá todas as áreas M2P, como foto e eletrocatálise, eletroquímica e caracterizaçãoin operandopara conversão de metano. O evento será realizado online.

"O principal objetivo desta divisão é investigar rotas para a oxidação parcial do metano em moléculas que são matéria-prima para indústria química e combustíveis, como o etano e o metanol. Cenários futuros preveem que o metano será disponível e abundante, motivando o interesse em se estabelecer novas rotas tecnológicas para a conversão deste insumo em produtos de maior valor agregado”, explica Coral.

Este gás, segundo o pesquisador, pode ser considerado o "diamante dos gases" por sua estabilidade. Coral explica que o desafio da pesquisa será usar técnicas eletroquímicas, em reatores similares às células a combustível, para promover as reações de interesse. "O tema” – acrescenta – é "de fronteira e muito desafiador”, representando novos rumos da ciência para todos os parceiros envolvidos.

Para o workshop, Coral diz que "a expectativa é de podermos reunir o time, acompanhando os últimos resultados da pesquisa e mantendo o grupo coeso e vinculado ao projeto durante o isolamento. Vamos também promover uma discussão com a comunidade CINE sobre o atual cenário desafiador que enfrentamos. O evento será um primeiro teste do formato on-line e estamos bastante envolvidos com sua organização”.A programação completa do workshop aqui.

O projeto– Além da divisão 3, cuja sede é no próprio IPEN, o CINE tem outras três divisões de pesquisa: (1) Portadores Densos de Energia, (2) Armazenamento Avançado de Energia, ambas sediadas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e (4) Ciência de Materiais e Químicas Computacionais, na Universidade de São Paulo (USP). Essas três principais instituições desenvolverão, ao todo, 20 projetos.

Mais informações sobre o CINE M2P podem ser obtidas pelo e-mail cine.m2p@gmail.comou no site www.cine.org.br.


Eventos