Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Divulgação científica e confraternização no 13º IPEN de Portas Abertas

O evento aconteceu em 11 de dezembro e contou com a participação do Show de Física do IFUSP e exposições temáticas sobre energia nuclear e suas aplicações

Com um público estimado em 800 pessoas, realizou-se nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a 13º edição do IPEN de Portas Abertas, com uma programação extensa em várias áreas do Instituto.

O diretor do IPEN, Wilson Calvo, iniciou o evento, dando boas-vindas e agradecendo a presença de todos. "Desejo que as famílias dos servidores, colaboradores e público visitante passem um dia de lazer e descobertas na área da ciência, tecnologia e inovação, principalmente as desenvolvidas pelo IPEN. Esse é o nosso objetivo", disse Calvo.

O grande destaque foi o Show de Física, projeto desenvolvido há mais de 25 anos pelo Instituto de Física da USP (IFUSP), coordenado pelos professores Fouad Daher Saad e Paulo Yamamura. O público lotou o auditório do Instituto para acompanhar de uma forma divertida os príncípios da Física apresentados pelos monitores Alice Palafóz, Anderson Vieira, Diego Galvão e Rodrigo dos Anjos, todos alunos do IFUSP, acompanhados pela coordenadora Maria Aparecida de Oliveira Marques Olivieri, conhecida como Dayse.

No decorrer do evento, os visitantes apreciaram com muita curiosidade o uso da realidade aumentada com software desenvolvido no IPEN para estudos de Cristalografia, apresentado pelo pesquisador Ricardo M. Leal Neto. A atividade concentrou muita pessoas no hall de entrada do prédio da Administração do IPEN.

Os visitantes conheceram também três espaços expositivos do Instituto que apresentam informações históricas e científicas. A exposição permanente "A história do IPEN”, no Espaço Cultural Marcello Damy é composta por painéis fotográficos, maquetes e instrumentos, como elementos combustíveis que ilustram os desenvolvimentos científicos e tecnológicos desenvolvidos pelo IPEN desde a sua fundação.

Os visitantes exploraram a exposição com informações sobre energia nuclear, no salão de leitura da Biblioteca Tereza Arantes Ferraz, localizado no térreo do Bloco A. O Espaço da Tecnologia Nuclear tem como objetivo apresentar noções sobre radioatividade e aplicações da energia nuclear para a sociedade.

Entre as diversões estava o um trenzinho turístico que levou a todos pelas alamedas do Instituto e seu ponto de partida foi em frente ao prédio do Centro do Reator de Pesquisas (CERPQ).

Outra atividade oferecida foi a visita guiada ao Espaço da Memória do Reator, localizado no CERPQ. As visitas foram limitadas a três horários, 12, 13 e 14h, para grupos de vinte pessoas. O gerente do Centro, Frederico Antonio Genezini, e os pesquisadores José Roberto Berretta e Marcos Rodrigues de Carvalho, operadores do Reator Nuclear IEA-R1, se alternavam para oferecer informações e esclarecimentos sobre a operação, segurança e aplicações do reator, o primeiro a entrar em atividade no Pais, em 1957.

Viaturas para atendimento a emergências radiológicas com técnicos e profissionais da área ficaram em frente ao Bloco da Administração. Os técnicos do Serviço de Radioproteção (SERAP) apresentaram os equipamentos utilizados para radioproteção. Os motoristas e socorristas do Setor de Transportes, da Divisão de Infraestrutura (DINFR), esclareciam sobre equipamentos de proteção individual e noções de primeiros socorros ao lado da ambulância.

Na marquise do prédio de Ensino, foi organizada uma praça de alimentação contando com cinco food trucks. Outras opções para alimentação foram o Restaurante Nacional, a lanchonete e a Restaurante Rainha das Saladas, este último localizado na área poliesportiva do Grêmio dos Funcionários do IPEN/CTMSP (GREIC).

O evento contou com o apoio da Corretora de Seguros MINC, Tokyo Marine Seguradora, Porto Seguro, Sul América, SR Romero e do GREIC.

Rafaelle Pereira, estagiária
Com supervisão da Assessoria de Comunicação


Galeria de Imagens