Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

O IPEN comemorará seus 63 anos de fundação com premiações, homenagens e destaques

Serão dois dias de evento em que se destacarão o anúncio do VI Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica e a outorga do título de Pesquisador Emérito ao engenheiro químico Marcelo Linardi

A abertura do evento irá ocorrer no dia 29 de agosto, às 14h, no auditório Prof. Dr. Rômulo Ribeiro Pieroni, com o pronunciamento de Wilson A. P. Calvo, diretor da instituição, seguido pela apresentação do "IPEN em Números”, com Isolda Costa, coordenadora de Pesquisa Desenvolvimento e Ensino. O Conselho Técnico Administrativo da instituição, após análise dos nomes sugeridos pelos centros de pesquisa do IPEN, indicaram os destaques institucionais em três categorias: Pesquisa, Projeto e Ciência.

Anderson Zanardi, do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) esclarecerá ao público sobre a pesquisa ganhadora: "SNOM - Microscopia ótica de campo próximo – Princípios e Aplicações”. O equipamento SNOM (do inglês Near-field Scanning Optical Microscopy) permite mapear o interior de uma molécula com resolução sub-nanométrica. O IPEN será o terceiro instituto no mundo a instalar um equipamento com essas características. A aquisição foi possível por meio de projeto enviado pelo IPEN à FAPESP destinado à capacitação científica, tecnológica e em infraestrutura para radiofármacos e radiações voltadas para aplicações na saúde.

Na categoria Destaque em Projeto, a gerente do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER), Margarida Mizue Hamada apresentará as características e aplicações da unidade móvel com acelerador de feixe de elétrons desenvolvida por pesquisadores da área para tratamento de efluentes industriais e domésticos. O projeto intitulado "Irradiador Gama Multipropósito e Unidade Móvel com Acelerador de Feixe de Elétrons Desenvolvido no Brasil” foi vencedor na categoria "Tecnologias nucleares para uma vida melhor” durante o 11º Fórum Internacional ATOMEXPO 2019, realizado em abril em Sochi, Rússia.

A trajetória da física e pesquisadora Linda Caldas na área de metrologia das radiações ionizantes foi indicada para a categoria Destaque IPEN na Ciência. Caldas foi considerada como uma das Pioneiras da Ciência pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em dezembro de 2018 e atua no Centro de Metrologia das Radiações (SEGMR).

O primeiro dia de eventos termina com as apresentações dos quatro projetos que concorrem ao VI Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica. A premiação estimula projetos inovadores nas áreas de atuação da instituição por meio do reconhecimento e divulgação.

Dia de Homenagens

Na sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 14h, acontecerá a sessão comemorativa do 63°Aniversário de Fundação do instituto, tendo no primeiro momento o anúncio e entrega do "VI Prêmio do instituto de Inovação Tecnologia”, pela coordenadora de PDE Isolda Costa, seguida pela exibição do vídeo sobre o projeto vencedor

Logo após, a homenagem aos servidores com a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito, representados por um de cada categoria, tendo o total de 27 aposentados e colaboradores envolvidos de 20 a 50 anos de trabalho. Serão entregues Menções Honrosas a Jair Mengatti, coordenador de Produtos e Serviços (COPRS) e Willy Hoppe de Sousa, ex- coordenador de Planejamento e Gestão (COPLG).

O grande homenageado da data será engenheiro químico Marcelo Linardi que receberá o título de Pesquisador Emérito do IPEN 2019 por sua contribuição excepcional à pesquisa na área de células a combustível e por sua atuação revolucionária na gestão de Pesquisa, Desenvolvimento, Ensino e Inovação.

Linardi iniciou no IPEN no final dos anos 1990 com pesquisas na área de materiais, focando células a combustível e hidrogênio. A importância de suas realizações científicas e do grupo de pesquisadores e técnicos que formou permitiram a criação do Centro de Células a Combustível (CECCO), do qual foi gerente por quatro gestões sucessivas. A partir de 2014, assumiu a coordenação de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino e, com uma condução ágil e participativa, foi o responsável por um processo de renovação que permitiu à Instituição uma série de êxitos. Aposentou-se no final de 2018, mas continua como colaborador em diversas atividades.

Os eventos acontecerão no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, anexo ao Bloco A do IPEN, av. Prof. Lineu Prestes, 2.242.

Rafaelle Pereira, estagiária,
com supervisão da Comunicação Institucional 


Eventos