Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Inscrições de trabalhos para SBFoton 2019, no IPEN, encerram-se nesta sexta-feira, 31

Referência nacional em fotônica, atuando nesta área desde a década de 1970, Instituto abre suas portas para sediar o evento, que acontece em outubro

A Sociedade Brasileira de Fotônica (SBFoton) abriu chamada para a submissão de trabalhos na 2ª Conferência Internacional da Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica - SBFoton 2019, a ser realizada de 7 a 9 de outubro, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), na Cidade Universitária, em São Paulo. Interessados têm até 31 de maio para se inscrever e obter informações adicionais no site www.sbfoton.org.br.

O formato proposto para a Conferência inclui sessões plenárias, palestrantes convidados, sessões técnicas revisadas por pares, com apresentações orais e de pôsteres, painéis e um salão de exposições. A SBFoton 2019, sob o tema "Conectando Pessoas com Luz” (Connecting People with Light), é apoiada pela IEEE Photonics Society (IPS) e pela The Optical Society (OSA), e é a conferência específica para fotônica e tecnologias relacionadas no Brasil.

O IPEN é referência nacional em fotônica, tendo iniciado suas atividades nesta área na década de 1970, no que seria o embrião do Centro de Lasers e Aplicações. Com esta longa jornada, o CLA tem reconhecida competência científica e tecnológica no desenvolvimento de lasers de estado sólido e suas aplicações, com atuação nas áreas de saúde, processamento de materiais, monitoração ambiental e nuclear, formando recursos humanos e gerando produtos e serviços.

"As pesquisas desenvolvidas no CLA contam com apoios regulares e de chamadas especiais de agências de fomento, como o INCT de Fotônica, do CNPq, e o Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa, da FAPESP”, afirmou Ricardo Elgul Samad, coordenador do SBFoton 2019. Segundo ele, realizar a segunda edição do evento no Instituto é motivo de grande expectativa.

"Nossa expectativa para a realização da SBFoton 2019 no IPEN é de que será um encontro que esperamos ansiosamente para acontecer e não queremos que acabe. A Conferência reunirá grandes especialistas da área para discutir sobre o que se está produzindo na fronteira do conhecimento e discutir sobre as principais tendências para o futuro. E isso em um ambiente onde se produz pesquisas de ponta, desenvolvidas em laboratórios de alta tecnologia”, disse.

A programação oferecerá de pesquisa básica a aplicações de última geração, de acordo com Samad. "E vamos valorizar a interação e integração dos participantes, fomentando a oportunidade de colaboração entre aprendizes e especialistas de vários lugares do mundo”, acrescentou.

A SBFoton 2018, primeira conferência específica para Fotônica e tecnologias relacionadas no Brasil, foi realizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), em Campinas (SP). "A experiência foi ótima. Para realizar esta 2ª Conferência, colocamos em prática muito do que aprendemos com a realização da 1ª Conferência, em 2018. Juntar uma centena de pessoas de diversos ambientes, reunidas em torno de um programa de alta qualidade técnica, e oferecer oportunidade de momentos de interação e colaboração, é um desafio”, aposta Samad.

Este ano, a meta é dobrar o número de participantes, e o local de realização do evento é extremamente importante, influi de maneira decisiva no andamento do programa, acredita o pesquisador. "No IPEN, teremos uma infraestrutura excelente, em um campus de grande beleza natural, dentro da Universidade de São Paulo e estrategicamente localizado na cidade”, destaca.

Artigos – Os interessados podem enviar artigo completo original para revisão até o dia 31 de maio, lembrando que o cadastro na plataforma EDAS precisa ser feito até 27 de maio. Os trabalhos que forem aceitos serão publicados pelo IEEE Xplore, indexado pela Web of Science e Scopus (serviços de indexação de citações científicas com base em assinaturas on-line). A aceitação dos trabalhos será comunicada no dia 31 de julho, e a versão final será enviada até 30 de agosto.

A coordenação do evento ressalta que será adotado o processo de revisão Double Blind (quando o avaliador não conhece o autor do artigo submetido e vice-versa), ou seja, o artigo deve ser submetido sem os nomes e afiliações dos autores, mas com espaço apropriado para incluí-los na versão final. Segundo a regra, "este procedimento garantirá que o formato não seja alterado e que o número de páginas não exceda o limite de páginas. Depois de aceita, a versão final carregada deve incluir nomes e afiliações dos autores”.

As contribuições originais podem ser nos seguintes tópicos: Comunicação Óptica; Lasers; Fotônica Integrada e Optoeletrônica; Ótica e Instrumentação; Biofotônica; e Sensores, Imagem e Iluminação. "O evento será uma excelente oportunidade de aprendizado e discussão sobre uma das áreas mais impactante para o desenvolvimento tecnológico da sociedade moderna”, concluiu Samad.

Eventos