Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Premiação para Destaques do Ano é marcada pela despedida de Marcelo Linardi, da DPDE

Após seis anos na função, Linardi será substituído pela pesquisadora Isolda Costa, do CCTM.

A premiação dos Destaques 2018 do IPEN, no encerramento dos Seminários Plano Diretor – Ciclo 2019 foi marcada pela despedida de Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) do Instituto, após seis anos na função. Depoimentos emocionados, salientando os avanços em P&D, deram o tom das homenagens que viriam a seguir, anunciadas por Linardi.

"Fico muito feliz de ter chegado até aqui e desejo muita sorte para a Isolda [Costa, que vai substituí-lo no cargo]", disse Linardi. Ele aproveitar para reiterar as mudanças no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e no Programa de Internacionalização do Instituto. Cassiane da Rocha Jaroszewski assume a gerência do NIT, substituindo Anderson Zanardi de Freitas, e Niklaus Ursus Wetter assume a Internacionalização, já que a atual gerente, Isolda Costa, vai para a DPDE.

O superintendente Wilson Calvo agradeceu a Linardi por suas "valiosas contribuições" e salientou que espera contar muito com ele até o fim de seu mandato, em 2020. "Não pense que se livrou de nós", brincou Calvo.

Prêmios Individuais

Na categoria Servidor Destaque, pelo segundo ano consecutivo, deu empate. Marcos Santos da Silveira, da Divisão de Infraestrutura (DIN), e Elaine Bortoleti de Araújo, do Centro de Radiofarmácia (CR), foram os escolhidos pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) do IPEN. Os critérios são dedicação, competência, pró-atividade e comprometimento com o Instituto. Silveira, que coordena o setor de Transportes do IPEN, recebeu a homenagem com todos os motoristas que servem o Instituto.

Fábio Coral Fonseca, do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH), foi o Pesquisador Destaque. Esse prêmio é concedido àquele que, de alguma forma, projetou o nome do IPEN, por meio de premiação ou publicação "excepcional”. Coral foi agraciado pela conquista do Projeto SHELL/FAPESP, no valor de US$ 5 mi, com o título "Methane to Producys”, projetando o IPEN internacionalmente. "Uma contribuição importante à Inovação do IPEN”, salientou Linardi.

O Pesquisador do Ano segue o critério da métrica, ou seja, uma média entre número de publicações internacionais arbitradas no ano e sua qualidade, via Fator de Impacto normalizado por área – o FI é variado para cada área. A vencedora foi Isolda Costa, do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CCTM), que também assumirá a DPDE em substituição a Linardi.

Prêmios coletivos

Pelo quarto ano consecutivo, o Centro de Lasers e Aplicações (CLA) ficou com o primeiro lugar na categoria Publicações, seguido do CCTM e do Centro de Biotecnologia (CB). O CLA também levou o prêmio na função Tecnologias, com CCCH e Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) em segundo e terceiro, respectivamente. Na Captação de Recursos em Agências de Fomento, quem venceu este ano foi o CCCH, seguido de CQMA e CLA.

Na função Ensino, o vencedor foi o Centro de Biotecnologia (CB), seguido do CLA e do CQMA. Centro de Engenharia Nuclear (CEN) mais uma vez venceu nas categorias Relatório Técnico e Prestação de Serviços, e o Centro de Radiofarmácia (CR), em Produtos, devido à produção de Radiofármacos para todo o País.

Embora não sejam categorias, Linardi apontou outros destaques como "Menção Honrosa”: o CCCH, pela Captação de Bolsas 2018 no valor de R$ 7.847.000,00; o CR e o CLA, pelas publicações no periódico Scientific Report; e o CCCH, pelo Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia – ABIQUIM, categoria ‘Pesquisador”, concedido ao pós-doutorando do IPEN: Thenner Silva Rodrigues e os pesquisadores sêniores Marcelo Linardi e Fabio Coral Fonseca.

Também foram destacados CEN/CCN, pelos 30 anos Reator IPEN/MB – 01 e pelos novos elementos combustíveis fabricados para o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB); o Centro de Metrologia das Radiações (CMR), pela homenagem à pesquisadora Linda Caldas no projeto Pioneiras da Ciência do CNPq; à própria DPDE, pelo novo mestrado profissional Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde, aprovado pela Capes; e o CLA, pela realização da São Paulo School of Advanced Science – "Fronteiras de Lasers e suas Aplicações", em julho do ano passado.

 

 

 

Eventos